Empresários bolsonaristas querem furar fila da vacina com dinheiro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Na tentativa de articular a compra de vacinas pela iniciativa privada, os empresários Carlos Wizard e Luciano Hang irão apelar para Jair Bolsonaro. Após um encontro com o dono da Havan, Luciano Hang, em Brusque (SC), nesta quarta-feria (3), Wizard relatou à coluna que ambos tentarão uma agenda com o presidente para tentar convencê-lo a trabalhar pela compra do imunizante por empresas.

A ideia de Wizard e Hang, que representam um grupo de cerca de cem empresários, é arcar com os custos de vacinação de trabalhadores, ao mesmo tempo em que o governo foca na imunização de grupos prioritários.

– Os empresários querem oferecer gratuitamente as vacinas a seus colaboradores. Isso significa uma grande economia para o governo federal, que não precisará pagar para imunizar esses trabalhadores – disse Wizard.

A situação, porém, não é simples. Como informou a coluna, Wizard ouviu, em reunião na semana passada com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, que a compra de vacinas pela iniciativa privada só deve ser liberada no segundo semestre, após as mais de 70 milhões de pessoas do grupo prioritário serem vacinadas.

Essa posição é apoiada pela maior parte de profissionais de saúde. Para eles, a compra e a distribuição do imunizante pela iniciativa privada podem fazer com que pessoas que não estão na lista de prioridades sejam vacinadas antes daquelas que estão.

– Se a iniciativa privada quiser comprar e doar vacinas para o governo, melhor ainda, aumenta nosso pool de vacinas, mas tem que doar 100% para governo, nenhuma a menos do que 100%. Porque, senão, elas vão sair da escala de prioridade que visa salvar vidas e diminuir o contágio. Na hora que as empresas vacinarem seus funcionários, entre eles estarão pessoas que não estão na escala de prioridades, naquele momento. E como é um bem escasso, essa pessoa está tirando a vacina de quem é prioridade. – disse Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês.

O Globo

 

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.