Especialistas veem uso indiscriminado da Lei de Segurança Nacional
Foto: João Marques
O uso indiscriminado da Lei de Segurança Nacional em razão de declarações contra autoridades e instituições se tornou alvo de preocupação de especialistas, que apontam risco de abuso do Estado.
Apenas nas últimas semanas, a lei gestada durante a ditadura militar foi utilizada contra figuras públicas como o humorista Danilo Gentili, o youtuber Felipe Neto e o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ). O governo Jair Bolsonaro e seus apoiadores também têm recorrido a ela contra seus detratores.
Nas redes sociais, apoiadores do presidente vêm tratando os casos como equivalentes. Apesar de ressaltarem as diferenças entre eles, especialistas ouvidos pela Folha apontam que é sinal de preocupação a invocação cada vez mais frequente à Lei de Segurança Nacional, inclusive pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.