Homens se arriscam mais e morrem mais de covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: dowell/Getty Images

À medida que a pandemia continua se expandindo, com novas variantes e taxas de contágio e mortalidade recordes, um novo gap de sexo/gênero começa a aparecer de forma consistente nos dados de diversos países: muito mais homens são vítimas da Covid-19.

O sexo masculino foi identificado como fator de risco para mortalidade e internações graves por Covid-19 em meta-análise de 92 estudos globais do Nature Communications: pacientes do sexo masculino têm risco 2,8 vezes maior de internação em UTIs e 1,4 vez maior de mortalidade (Peckham et al., 2020). Evidência semelhante também é encontrada nos dados de 187 países que estão sendo acompanhados pela plataforma Global Health 50/50: 68% das internações em UTIs e 57% das mortes por Covid-19 são de homens.

Ainda é cedo para apontar todas as causas do fenômeno, mas, quando uma diferença tão grande entre os sexos aparece de forma clara e consistente em várias populações, a biologia sempre aparece como explicação. Afinal, em termos de sobrevivência, os homens realmente são o sexo frágil, e a vantagem biológica das mulheres é evidente em todas as idades e fases. No primeiro ano de vida, a taxa de sobrevivência é maior entre bebês do sexo feminino. Entre a população centenária do Brasil, 70% são mulheres (80% nos EUA).

Redação com Folha

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.