Idosa surta ao ser cobrada para usar máscara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma idosa de 72 anos discutiu com fiscais da Vigilância Sanitária após se recusar a usar máscara contra Covid-19 em Bragança Paulista (SP). De acordo com os agentes, a mulher estava sem máscara e foi alertada sobre a necessidade do uso e de deixar o local para evitar aglomeração. A confusão foi gravada por um dos agentes (Veja acima).

“Não aceito ordem de molecada. Eu não tenho educação com quem vem me encher o saco”, disse a idosa Flávia Leutwyler.
A confusão aconteceu na região do Lago do Taboão no início da tarde desta terça-feira (16). Fiscais encontraram a mulher com o marido e mais algumas pessoas. Ao ser abordada, no entanto, a mulher se recusou a usar a máscara e a deixar o local.

Na abordagem, ela discutiu com os agentes e um deles filmou a ação. No vídeo, Flávia Leutwyler questiona a autoridade dos fiscais, alegando que eles não têm formação médica para orientar.

“Eu sou médica e não uso máscara. No que você é formado para vir dar ordem para mim?”, diz.

Na discussão, a idosa se diz médica virologista com formação pela Universidade de São Paulo. Apesar disso, em entrevista ao G1 nesta quarta (17), Flávia disse que, na verdade, é formada em educação física. “Eu sou da área de medicina, não sou médica. Eu sou formada em educação física. Eu errei, estava nervosa”.

A reportagem consultou a Universidade de São Paulo, onde a idosa disse ter se formado, mas a instituição disse que ela não tem graduação ou especializações pela universidade de medicina da USP.

Após a ação, os agentes foram à delegacia e registraram um boletim de ocorrência de desacato contra o casal. Na delegacia, eles foram ouvidos e liberados.

Ao G1, Flávia questionou a conduta dos agentes na abordagem. “Eu agredi realmente os fiscais, mas verbalmente. Eu chamei de moleque. Eu falei que tinha 72 anos e não ia ouvir ordem de moleque”, completou.

A educadora física aposentada disse que ficou irritada com a forma que foi abordada pelos agentes e reforçou que estava com a sua máscara, que usava para correr, mas que durante o descanso, enquanto conversava com o marido e dois amigos havia tirado.

“Eu estava a dois metros deles, eu estava sem máscara porque tinha acabado de andar. Eu sentei e tirei a máscara para a gente conversar. Chegou uma amiga da minha amiga e sentou com a gente. Um minuto que elas chegaram, eles vieram. Nós não somos estudantada de 1968 que o soldado mandava dispersar. Que isso, isso é maneira de falar com gente da nossa idade?”.

Ao G1, o fiscal que aparece no vídeo, Benedito Alvorada dos Santos, falou sobre a realidade de quem faz a fiscalização na rua e reforçou que é preciso usar máscara.

“A gente não faz isso porque gosta, todo mundo está vivendo um momento confuso”, comentou. “Espero que as pessoas se conscientizem de que a gente está vivendo algo incomum para todo mundo. Estamos no pelotão de frente, deixo a minha família para fazer isso. Eu peço que, por favor, as pessoas usem máscara”.

G1