Novo chanceler tem perfil oposto a Ernesto Araújo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EFE/Joédson Alves

Nesta segunda-feira (29) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou seis mudanças no alto escalão do governo. Dentre as trocas, Ernesto Araújo será substituído por Carlos Alberto França no Ministério das Relações Exteriores. O analista de internacional da CNN, Lourival Sant’anna, analisa e compara os perfis de Ernesto Araújo e Carlos Alberto França e destaca que são “completamente opostos”.

“Ernesto Araújo é um líder nacionalista, religioso, antiglobalista, de extrema-direita e é assim que ele é descrito nas notícias internacionais e que sai com uma carta de demissão intempestiva, que sugere que ao demiti-lo o presidente Bolsonaro cedeu a pressões”, diz Lourival.

Em contrapartida, o novo chanceler, Carlos Alberto França, possui perfil mais moderado, em comparação ao antecessor.

“Já o Carlos Alberto França é moderado, pragmático, não é ideológico, é discreto, um colega o descreveu como muitíssimo habilidoso, fala muito bem de improviso. Está em Brasília desde 2011, principalmente no cerimonial, mas foi um dos poucos que ficou ao longo de quatro postos no exterior. Ele tem uma qualificação sim, embora não tenha experiência como embaixador no exterior”, explica o comentarista.

“Quem faz, na verdade, a política externa é o presidente, ele escolheu alguém muito diferente do Ernesto Araújo, ele vai querer ter uma política externa que vai desagradar a base mais restrita dele? É o que a gente vai ver”, finaliza Lourival Sant’anna.

CNN Brasil

 

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.