O Judiciário diz que provas da Vaza Jato são “ilícitas”, mas usa
Foto: Gustavo Lima/STJ
Sob a alegação de garantir ao Judiciário proteção contra excessos e crimes, o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, defendeu o uso, ainda que obtidas de maneira ilegal, de mensagens vazadas de procuradores da Lava Jato em uma apuração da corte.
Apesar de a Constituição Federal e outras leis desautorizarem o aproveitamento de material de origem criminosa em processos judiciais, Martins defendeu a relativização no caso concreto: “Garantias constitucionais não podem ser interpretados de forma absoluta”.
O presidente do STJ fez essa defesa ao enviar explicações sobre o caso à ministra Rosa Weber, relatora no STF (Supremo Tribunal Federal) de recursos que buscam brecar o inquérito instaurado no mês de fevereiro pelo ministro. O ato foi uma iniciativa do próprio Martins.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.