Pessoas vão morrer de problemas “simples” por falta de UTI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ CNN Brasil

A superlotação dos leitos para Covid-19 em todo o país pode fazer o sistema colapsar e causar também mortes por outras doenças que teriam fácil tratamento. O alerta é do chefe da UTI do hospital Emílio Ribas, em São Paulo, Jacques Sztajnbok, em entrevista à CNN.

“Vai chegar uma hora que todos os hospitais vão estar lotados e vamos fazer o que? E na hora que o sistema colapsar, colapsa como um todo. Doenças eventualmente tratáveis com pequenas e rápidas intervenções, se faltar o tratamento, o paciente morrerá de causas evitáveis e simples de tratar”, explica.

Ele conta que os profissionais estão esgotados. “Tenho médicos que estão em Burnout, tenho os que estão se aposentando, que solicitaram exoneração. Falo que a gente não é linha de frente, é a linha: não tem nada depois. Se não estivermos lá, não tem quem faça esse trabalho”.

Mesmo que os governos abram mais leitos, não há profissionais suficientes para encabeçar o tratamento.

“Temos enfermagem, fisioterapeutas, todos necessitam de um nível de especialização que não se forma da noite para o dia. É uma situação realmente dramática. Não há serviço de saúde que possa fazer frente a uma demanda como essa que está se construindo”.

Nas UTIs, o perfil mudou, com pacientes mais jovens e grande parte sem comorbidades, conta Sztajnbok. “Temos pacientes de 26 anos sem nenhum fator de risco. Além de não ter leito suficiente, os que chegam lá ficam internados um tempo maior, agravando o problema”.

CNN Brasil

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.