1/3 dos municípios brasileiros não têm kit intubação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta desabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação – para tratamento hospitalar de pacientes graves com Covid-19 – em, pelo menos, 1,4 mil municípios. De acordo com o estudo, 625 cidades também sofrem com falta de oxigênio medicinal.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1°/4). Para a realização do estudo, foram procurados 2.533 prefeitos de municípios – quantidade que corresponde a 46% do total brasileiro.

Os prefeitos também foram questionados sobre a distribuição de vacinas. Dentre eles, 98% disseram ter recebido doses do imunizante contra Covid-19 nesta semana. As remessas ocorreram duas vezes para 68,4% dos municípios, e 24,4% receberam apenas uma.

A pesquisa também traz dados sobre a adoção de medidas de segurança para conter o avanço da doença. Os resultados indicam que 37,1% dos municípios adotam o lockdown. Ou seja, 61,9% afirmaram não ter tomado essa atitude nesta semana.

O toque de recolher foi outra pauta da pesquisa. Do total de entrevistados, 82,2% confirmaram fazer uso da medida e 17,5% declararam não adotá-la.

A pesquisa também mostra que 88% dos municípios estão adotando restrições das atividades aos finais de semana. Já a antecipação de feriados nesta semana foi seguida por 15,3% dos pesquisados. Quase 90% das localidades não estão aderindo às aulas presenciais.

Recentemente, o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), criado no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), alertou o governo federal para a possibilidade de desabastecimento dos insumos.

Os ofícios foram enviados ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pedem a adoção de providências urgentes para essas localidades.

O Giac já havia enviado à pasta alertas similares requerendo medidas para evitar o colapso iminente do sistema de saúde por falta de oxigênio em Rondônia, Mato Grosso, no Acre e no Amapá .

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.