Mortes por covid são maiores que 88% das populações das cidades

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Molina/Zimel Press / Agência O Globo

As mortes por Covid-19 no Brasil já superam a população de cerca de 88% dos municípios do país, que atingiu nesta quinta-feira (29) a marca de 400 mil mortes em decorrência da doença. Apenas 63 das 5.570 cidades brasileiras têm mais habitantes que o número total de vítimas do coronavírus registradas até agora, segundo estimativas mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Brasil contabiliza 400.021 mortes por Covid-19, de acordo com levantamento do consórcio de veículos da imprensa. O país é o segundo em número absoluto de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos, e o 13º em proporção à sua população, que representa aproximadamente 2,7% dos habitantes do planeta. Em geral, a nação é responsável por 12,6% das vítimas da doença em todo o mundo.

A marca é superior à população de duas capitais brasileiras: Palmas (TO) e Vitória (ES), que têm cerca de 306 mil e 365 mil habitantes respectivamente. A tendência é que a quantidade de óbitos exceda em breve as populações das capitais Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR). O montante também é maior que o número de moradores em cidades tradicionais como Olinda (PE), Anápolis (GO) e Blumenau (SC), e é pouco inferior aos municípios paulistas Carapicuípa e Piracicaba.

Desde março do ano passado, uma em cada cinco mortes notificadas no país (21,7%) é decorrente da Covid-19. O índice foi calculado a partir de dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), entidade que representa todos os cartórios do país.

O Brasil foi, entre 9 de março e 25 de abril, o país com maior média diária de mortes por coronavírus no mundo, mas foi superado pela Índia na última segunda-feira (26). A nação asiática enfrenta sua pior fase da pandemia em meio a uma segunda onda devastadora, que resultou no colapso dos sistemas de saúde e funerário. Além da falta de leitos, os indianos sofrem para conseguir oxigênio, vendido inclusive no mercado clandestino.

No dia 10 deste mês, pouco mais de um ano após o primeiro caso de Covid-19 reportado no Brasil, o número de óbitos em decorrência da doença ultrapassou os que perderam suas vidas em razão da Aids ao longo de toda a série histórica, que vai do início de 1980 até o final de 2019.

Apesar de alguns dados mostrarem uma tímida queda, especialistas alertam que a percepção de recuo da pandemia no Brasil seria não apenas precipitada e falha tecnicamente, mas também perigosa. Alguns deles apontam que, se as medidas forem relaxadas e o governo não conseguir promover a vacinação em massa, as novas variantes como a indiana podem chegar ao país e causar estragos colossais. Nesse caso, o Brasil poderia alcançar um milhão de mortes por Covid-19 até 2022, segundo estimativas de cientistas.

Época

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.