Presidente do Conselho de Arquitetura defende lei Julio Lancelloti

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Henrique de Campos

Depois que o padre Júlio Lancellotti, conhecido por suas ações de acolhimento a pessoas em situação de rua em São Paulo, ganhou a imprensa e a opinião pública ao usar uma marreta para remover pedras pontiagudas instaladas pela prefeitura sob um viaduto, o Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, 31, um projeto de lei que proíbe o emprego de técnicas de ‘arquitetura hostil’ em espaços de uso público e batizou a norma em homenagem ao líder religioso.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil apoia parcialmente o projeto de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES). “Concordamos com o mérito, ou seja, somos contra a instalação de equipamentos urbanos como pinos metálicos pontudos e cilindros de concreto nas calçadas para afastar pessoas, principalmente as que estão em situação de rua”, diz a presidente do CAU Brasil, arquiteta e urbanista Nadia Somekh.

O CAU Brasil, no entanto, reagiu ao que viu como ‘associação entre arquitetura e hostilidade’. “A essência da arquitetura é o acolhimento, então é incongruente falar em arquitetura hostil, foi um termo infeliz cunhado por um jornalista britânico e lamentavelmente adotado no Brasil sem uma visão crítica”, opina Nadia.

“O que há é desurbanidade, uma cidade hostil, desumana, como constatamos com as desigualdades crônicas agravadas pela pandemia da covid-19. O correto, a nosso ver, seria então usar o termo “intervenção hostil”, mais simples de ser assimilado e difundido pela sociedade”, acrescenta a arquiteta.

O Conselho, que acompanhou a tramitação do projeto, não teve sucesso em afastar a expressão ‘arquitetura hostil’ do texto. A ideia, segundo Nadia, é fazer pressão agora na Câmara dos Deputados, para onde o texto foi encaminhado.

Estadão

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.