Procuradoria e TCU podem investigar robôs de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Apu Gomes/AFP

O senador Humberto Costa (PT-PE) solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) a abertura de uma investigação para que seja apurado se o governo federal financiou as atividades de perfis inautênticos no Twitter ao longo de março. Os pedidos do parlamentar tiveram como base reportagem do Correio desta segunda-feira (5/4) que mostrou que, na comparação com fevereiro, a quantidade de publicações a favor do presidente Jair Bolsonaro feitas por robôs cresceu 3441% no mês passado.

Os requerimentos do senador foram enviados ao procurador-chefe da Procuradoria da República no Distrito Federal, Claudio Drewes, e à procuradora-geral do MPTCU, Cristina Machado. “Se há atividades de postagens por artifícios de ‘robôs’, é evidente a existência de uma engrenagem maciça para impulsionar esses conteúdos, e essencialmente há aparatos financeiros nessa rede de sustentação”, pontuou Costa.

“É crucial que se debruce se há recursos do erário federal nessa rede, mormente a existência de parlamentares federais financiando tal sistema com recursos de cotas parlamentares; se há utilização de contratos e aportes financeiros de algum ministério ou estatais em tais atividades, e ainda e principalmente, se o Cartão Corporativo à disposição da Presidência da República ou de qualquer autoridade federal sustenta e paga por essas ações de robôs nas diversas redes sociais”, acrescentou o parlamentar.

Segundo Costa, “há evidente afronta aos princípios da moralidade, da legalidade e da publicidade” diante do crescimento expressivo de publicações feitas por bots a favor de Bolsonaro. De acordo com o senador, caso seja constatado o uso de recursos governamentais para o impulsionamento das postagens, isso caracterizaria crimes de peculato e práticas de improbidade.

O levantamento feito pelo Correio foi produzido com base em números da plataforma Bot Sentinel, que analisa publicações feitas no Twitter por robôs. Enquanto em fevereiro a quantidade de postos produzidos por bots bolsonaristas foi de pelo menos 1.392, em março foram contabilizados no mínimo 49.302.

Dentre as publicações feitas pelos robôs, se destacaram hashtags que enaltecem o trabalho desempenhado pelo mandatário. Há, por exemplo, pouco mais de 15,2 mil publicações com #opovoestacombolsonaro, #bolsonaroheroidobrasil, #contecomigobolsonaro, #bolsonarotemrazao e #vaipracimapresidente.

Além disso, foram bastante comuns posts pedindo que Bolsonaro seja reeleito no ano que vem. Tags como #bolsonaro2022, #bolsonaroate2026, #bolsonaropresidenteate2026 e outras variantes aparecem em aproximadamente 8,1 mil postagens.

Um indicativo que aponta para a possibilidade de a atividade no Twitter a favor de Bolsonaro ter sido conduzida por perfis inautênticos é o erro gramatical na escrita de algumas hashtags. Dentre as publicações que mais se destacaram, houveram ao menos 459 posts com #parabemsbolsonaro, mais do que as postagens com a escrita correta: apenas 144 estavam com a grafia #parabensbolsonaro. Ainda foram mapeados 153 tweets com #fechadocombolonaroate2026. Por outro lado, 675 foram publicados corretamente (#fechadocombolsonaroate2026).

Correio Braziliense  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.