PT aposta em Haddad para governar SP pela primeira vez

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo 23/10/2018

A recuperação dos diretos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a anulação de suas condenações na Justiça Federal do Paraná, fez com que o PT de São Paulo passasse a trabalhar para convencer o ex-prefeito Fernando Haddad a disputar o governo do estado em 2022.

Em fevereiro, Haddad havia anunciado que começaria a rodar o país como pré-candidato do PT à Presidência. Porém, após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 8 de março, a entrada de Lula na corrida pelo Palácio do Planalto passou a ser vista pelos petistas como natural, apesar de o ex-presidente evitar tratar publicamente de eleições no momento.

Mesmo virtualmente fora da corrida presidencial,o ex-prefeito pretende manter viagens pelo Brasil para divulgar o programa de propostas do PT para o país sair da crise, mas dedicará uma atenção especial ao estado de São Paulo, onde deve ter agendas duas vezes por semana. As reuniões têm sido virtuais em razão da pandemia.

Anteontem, Haddad fez reuniões, plenárias e deu entrevistas para rádios da região de Ribeirão Preto. Ontem, foi a vez de Campinas. A próxima agenda da série batizada de “Haddad por São Paulo” deve acontecer em duas semanas na região metropolitana da capital. Não há eventos marcados em outros estados.

Na plenária em Ribeirão, Haddad não se colocou como candidato, mas falou da eleição no estado e da oportunidade de tirar o PSDB do Palácio dos Bandeirantes.

— Haverá alternância de poder em São Paulo depois de 40 anos, e o PT tem que se apresentar como alternativa, porque senão um aventureiro vai lançar mão dessa oportunidade — discursou.

O presidente do PT em São Paulo, Luiz Marinho, enfatiza a necessidade de montar uma frente no ano que vem, prioritariamente com PCdoB e PSOL.

— Com a eventualidade da candidatura do Lula a presidente, o Haddad é sem dúvida a melhor alternativa que nós temos para pensar São Paulo — diz Marinho.

Ontem, Guilherme Boulos (PSOL) revelou o desejo de concorrer ao governo.

— Se a pergunta for: o Haddad é candidato? Ainda não, mas a militância do PT tem o desejo que o Haddad seja a liderança que vai estar à disposição para conversar com os outros partidos — completou o dirigente.

Haddad resiste a se colocar na disputa estadual:

— Meu foco é o projeto nacional. Quero ajudar a eleger o Lula.

No ano passado, Haddad foi pressionado pelo partido para se candidatar a prefeito, mas não cedeu. O PT nunca venceu eleição no estado. Em 2018, Luiz Marinho ficou em quarto lugar. Quatro anos antes, Alexandre Padilha ficou na terceira posição e, em 2010, Aloizio Mercadante ficou em segundo, mas não foi ao segundo turno.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.