Rodrigo Maia deve se filiar ao PSDB

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

De olho em 2022, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) está perto de fechar sua filiação ao PSDB. A resistência de aliados de primeira hora ao ingresso no MDB foi determinante para que a legenda do governador de São Paulo, João Doria, se tornasse o plano A do parlamentar. Para que a costura com os tucanos seja concretizada, Maia espera que interlocutores que o acompanharão no desembarque do DEM concordem e façam o mesmo movimento.

Segundo apurou o Valor, Maia quer resolver seu futuro para dedicar esforços à busca de uma candidatura competitiva para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro nas urnas. O retorno da elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estimula que o desfecho das negociações ocorra rapidamente.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário de Fazenda do Rio, Pedro Paulo, e o vereador Cesar Maia, pai do ex-presidente da Câmara, são alguns dos nomes que devem acompanhar a saída de Maia do DEM.

“Ele já está com um pé no PSDB. Só precisa que os aliados que o acompanharão concordem com essa escolha”, afirmou um interlocutor de Maia ao Valor.

Ainda que o “flerte” esteja em “estágio avançado”, o martelo só será batido caso os integrantes de seu grupo avalizem a decisão. Em caso de alguma resistência, ele deve buscar outro caminho.

Apesar da boa relação com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), Maia desistiu de se filiar ao partido por questões regionais, já que uma parcela relevante dos emedebistas do Rio de Janeiro é alinhada ao Palácio do Planalto. Reservadamente, o parlamentar do DEM destaca que a proximidade do MDB do Rio de Janeiro com Bolsonaro inviabilizaria suas pretensões de continuar na linha de frente de oposição ao presidente.

Outra alternativa que já foi aventada, a filiação ao PSL é completamente descartada, em função da permanência de aliados de Bolsonaro na sigla. Os rumores de que o presidente pode voltar ao partido também afastam essa possibilidade do radar de Maia.

Diante do diagnóstico de que a saída de Maia tem reflexos negativos tanto para o deputado quanto para a legenda, lideranças do DEM tentaram promover uma reaproximação entre o presidente nacional da sigla, ACM Neto, e o parlamentar por meio de seus interlocutores. Nos bastidores, Maia tem afirmado que “a chance é zero” de recuar sobre a desfiliação.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.