Se você olha o celular, quem está perto olha também

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: StockSnap/Pixabay

Uma nova pesquisa, coordenada por cientistas da Universidade de Pisa (Itália), sugere que checar o smartphone é uma ação contagiosa, um reflexo parecido com o bocejo, que pode ser passado de pessoa a pessoa. Os especialistas revelaram que, se um indivíduo pega o celular com outras pessoas por perto, metade delas verificará o smartphone nos trinta segundos seguintes.

Ao longo do estudo, os pesquisadores analisaram grupos de indivíduos em seus cotidianos, inclusive no trabalho, em parques e em restaurantes. Eles constataram que, de forma geral, as pessoas se dividiam em dois tipos: os “gatilhos”, que pegam o celular primeiro, e os observadores, contagiados por essa conduta.

Assim, o experimento envolveu a observação de 721 eventos do tipo e contou com 103 participantes, nenhum deles cientes da pesquisa. Como resultado, foi descoberto que 50% dos observadores checavam os aparelhos trinta segundos depois do primeiro a fazê-lo. Se ninguém engatilhasse esse comportamento, o número caía para apenas 5%.

De acordo com o estudo, checar o smartphone é uma espécie de resposta espontânea de imitação, contagiosa e capaz de gerar imitação inconsciente. Não à toa, é extremamente comum se deparar com grupos de pessoas reunidas em locais públicas, mas cada uma com seu celular na mão.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.