STF agora discutirá a suspeição de Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lula Marques

A expectativa entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é que a apreciação da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, no próximo dia 22, provoque um debate mais intenso em plenário, contrastando com a votação que manteve a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O STF decidiu nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente Lula impostas pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato. O julgamento terá continuidade com a apreciação da suspeição de Moro, cuja atuação ao condenar o ex-presidente foi considerada parcial pela Segunda Turma do STF.

O tema divide a Corte e alguns ministros já sinalizaram acompanhar o relator, Edson Fachin. Por isso mesmo, houve sinalização prévia dos ministros Cármen Lúcia e Gilmar Mendes de que o plenário não pode reavaliar decisão já julgada pela Segunda Turma, que recentemente considerou Moro parcial.

A defesa de Lula quer evitar que a decisão de Fachin leve à extinção de outros processos relacionados ao caso, entre os quais o que resultou na declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao julgar processo de Lula.

Do ponto de vista prático, a avaliação é que a confirmação da suspeição de Moro terá um impacto muito maior na Lava Jato do que a anulação das condenações de Lula.

Ao dar o seu voto, o próprio ministro Luiz Fux, presidente da Corte, deixou claro que a decisão desta quinta-feira (15) que anulou as condenações de Lula não terá um efeito sistémico na Operação Lava Jato. A fala foi interpretada por colegas como uma preocupação concreta com a nova etapa do julgamento envolvendo a suspeição de Moro.

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.