Bolsonaro ignorou “oferta melhor” da Pfizer

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução / TV Senado

O gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, confirmou nesta quinta-feira que a empresa fez três ofertas de 70 milhões de doses de vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde durante o mês de agosto de 2020. O executivo disse que o preço ofertado ao Brasil sempre foi de US$ 10 cada dose.

Em depoimento à CPI da Covid, ele demonstrou que a farmacêutica foi melhorando gradativamente as ofertas, com entregas maiores para o fim de 2020 e o início de 2021.

De acordo com os números apresentados, o Brasil já poderia ter recebido e aplicado até 18,5 milhões de doses da vacina, que só começou a chegar ao país há poucas semanas.

Na melhor proposta, o país receberia 1,5 milhão de doses ainda em 2020, outras 3 milhões no início deste ano e mais 14 milhões até junho.

Murillo afirmou que as negociações começaram em julho com o Ministério da Saúde, mais especificamente com o então secretário-executivo, Élcio Franco. Ele também relatou reuniões com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten.

Segundo os relatos do executivo, as negociações só foram retomadas em novembro, após a intervenção de Wajngarten. Até então, as propostas da empresa tinham sido ignoradas pelo governo.

Senadores integrantes da CPI da Covid concluíram que a demora do governo em fechar contrato com a Pfizer custou ao país pelo menos 4,5 milhões de doses de vacinas. O número é baseado nas propostas apresentadas pela empresa em agosto passada e ignoradas pelo governo.

Em março de 2021, a Pfizer assinou o primeiro contrato com o governo brasileiro, para 100 milhões de doses, quase todas com entrega prevista para o segundo semestre. Também está em vias de ser assinado um segundo contrato, com mais 100 milhões de doses.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.