Diretor de filme pró-Lava Jato votará em Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arte/O Globo

“É impossível cometer um erro maior do que esse. Tem que ser um sujeito completamente descolado da realidade para achar que o Bolsonaro se tornaria honesto e ético do nada. É uma inocência e falta de sensibilidade brutal, típica das pessoas que se acham acima do bem e do mal”, dispara o cineasta José Padilha sobre a entrada do então juiz Sérgio Moro no governo Jair Bolsonaro. O diretor, que abordou a ação das milícias cariocas em “Tropa de Elite 2” e a Lava-Jato na série “O Mecanismo”, é o convidado do quinto episódio do A Malu tá ON, o podcast semanal de entrevistas da colunista de política Malu Gaspar. Na conversa, Padilha adianta detalhes de sua próxima produção: um documentário sobre Walter Delgatti, hacker que deu origem à Vaza-Jato. Acostumado a ser o cineasta que o público brasileiro ama odiar, ele assegura que o novo projeto não é uma forma de “se redimir” das críticas à abordagem que adotou para falar da força-tarefa e do próprio Moro na série da Netflix. Ele também revela que buscou interlocutores do então juiz para convencê-lo a não embarcar no novo governo. “O Bolsonaro é um cara conectado às milícias. A milícia mata, tortura, bota arma na cabeça, extorque”, justificou.

Apesar do desapontamento com Moro e Deltan Dallagnol, Padilha não absolve o ex-presidente Lula. “Eu tava errado com relação ao Moro e o processo jurídico que ele e Deltan fizeram na Lava-Jato. Mas eu não estou e nunca estive errado sobre o Lula”. Ainda assim, reconhece que votaria em Lula num segundo turno hipotético contra Bolsonaro. E não tem dúvidas: se a disputa eleitoral de 2022 ficar mesmo entre Bolsonaro e Lula, vota no petista.

Sempre conduzido por Malu Gaspar, o A Malu Tá ON traz entrevistas sinceras e diretas com gente que está fazendo a história acontecer. A Malu tá ON está disponível toda sexta-feira, a partir de 12h, na página de Podcast do GLOBO, no Spotify, no Apple Podcasts, na Amazon Music, no Google Podcasts, no Deezer, ou em qualquer outro agregador de podcasts.

O Globo