Presidente da CPI manda Bolsonaro comprar vacinas em lugar de cloroquina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy / Agência O Globo

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), provocou o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira a se mobilizar pela compra de vacinas contra o novo coronavírus para o Brasil, e não por remédios sem eficácia como a cloroquina. A fala ocorreu após Bolsonaro compartilhar em suas redes sociais um projeto de Aziz que sugeria criminalizar o incentivo ao uso de medicamentos sem comprovação científica, e que depois foi retirado pelo parlamentar por críticas da classe médica.

– O Presidente Jair Messias Bolsonaro postou um projeto que eu tinha dado entrada e que hoje, quando eu cheguei, mandei retirar, porque muitos profissionais de saúde amigos meus disseram ‘Omar, é melhor você analisar bem porque isso pode prejudicar a gente’. Eu faço autocrítica naquilo que eu estou errado e retirei o projeto. Eu não faço cavalo de batalha em nada daquilo em que ouço os profissionais da área – disse o presidente da CPI, durante depoimento da secretária Mayra Pinheiro.

Aziz afirmou que, assim como ele, Bolsonaro deveria fazer uma autocrítica, mudar de postura e fazer um esforço pela compra de vacinas. “Compre vacina, não compre cloroquina”, disse, em recado ao presidente da República.

– Presidente, não perca seu tempo ou quem quer que seja nas suas redes sociais de postar esse projeto nas redes sociais porque já foi retirado bem antes do senhor postar esse texto aí. Perca o seu tempo ligando para lideranças políticas internacionais para comprar vacinas, perca o seu tempo em salvar vidas, coloque em seu Twitter algo como ‘faça isolamento social, se cuidem, porque essa doença mata” – afirmou o senador amazonense.

E acrescentou:

– Eu, como político, faço autocrítica naquilo que me equivoco, e espero que ainda dê tempo do senhor fazer autocrítica. Compre vacina, não compre cloroquina.

Em suas redes sociais, Bolsonaro compartilhou o resumo do projeto de Aziz com a legenda: “Médicos podem ser punidos com até 3 anos de detenção caso receitem qualquer remédio sem comprovação científica para aquela doença. DEIXE O SEU COMENTÁRIO.”

Este não é o primeiro embate entre o presidente da CPI e Bolsonaro. Na semana passada, o presidente ironizou, em uma live, como seria Manaus sem a Zona Franca, citando Aziz nominalmente:

– Imagine Manaus sem a Zona Franca. Hein, senador Aziz, você que fala tanto na CPI, senador Eduardo Braga, imagine aí o Estado, ou Manaus, sem a Zona Franca.

Na ocasião, Aziz rebateu dizendo que Bolsonaro “não pode ameaçar algo que é garantido por lei, que assegura o sustento e a vida de tantos amazonenses”.

“O presidente pode ameaçar a mim, ao Eduardo (Braga), mas ao ameaçar a Zona Franca de Manaus o negócio é mais embaixo. É preciso respeitar os amazonenses”, escreveu Aziz na ocasião.

O Globo