Quando fala de Amazônia, Bolsonaro não fala de preservação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gustavo Basso/Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em discurso para líderes mundiais, no fim do mês passado, que tem orgulho da conservação da Amazônia. Análise de suas postagens em rede social mostram, porém, atenção maior a assuntos econômicos e relacionados a uma suposta ameaça à soberania na região do que preservação.

Também chamam a atenção os momentos em que o presidente mais fala sobre a floresta: o período seco da Amazônia, no qual o desmatamento e as queimadas são mais intensos e, consequentemente, há mais críticas internacionais e atenção da imprensa sobre o assunto.

A avaliação é do Monitor da Política Ambiental, uma parceria da Folha com a iniciativa Política Por Inteiro, que passa a monitorar os tuítes relacionados ao meio ambiente de mais de 350 autoridades (presidente, ministros e congressistas, entre outros) e de especialistas na área.

De forma automatizada, são extraídas e categorizadas em subgrupos as postagens no Twitter dessas contas que contenham palavras-chave relacionadas ao tema. Até a semana passada haviam sido avaliados mais de 1,5 milhão de tuítes, publicados desde janeiro de 2019 (início do governo Bolsonaro). A rede social é uma das principais ferramentas de comunicação de políticos.

Foram encontrados 344 tuítes do presidente ligados à área. O assunto a que ele mais dedicou atenção foi transporte (103), seguido de meio ambiente (68), uma categoria abrangente que considera 34 termos, como qualidade do ar, licença ambiental e impacto ambiental.

Redação com Folha 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.