Vacina não vai paralisar venda de testes de covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Apesar do início da vacinação no Brasil, a médica Jeane Tsutsui, que acaba de assumir a presidência do Grupo Fleury, prevê que o mercado de testes de Covid-19 ainda se manterá neste ano. “Talvez, o percentual da receita não seja tão alto neste ano como em 2020, mas vai continuar acontecendo”, afirma ela.

A demanda de teste para verificar que as pessoas estão imunizadas cresceu depois do começo da vacinação? Fizemos até agora 2,7 milhões de testes de Covid. Isso inclui os de PCR e os de sorologia. Esse do qual você está falando é o de anticorpo neutralizante, para saber se uma pessoa que tomou a vacina desenvolveu o anticorpo. A gente também lançou esse teste. Vimos a necessidade, o desejo de algumas pessoas solicitando.

Agora, eu gostaria de lembrar que o teste de anticorpo neutralizante avalia se, após a vacinação, a pessoa desenvolveu o anticorpo. Só que ele não é único. Quando uma pessoa toma a vacina, ela tem dois tipos de resposta: a humoral, que é o desenvolvimento do anticorpo, e a celular, que não tem como medir. O teste de anticorpo neutralizante avalia a resposta humoral. Você pode ter desenvolvido a celular.
É preciso tomar de novo? Não. A gente sempre diz que a eficácia das vacinas é com base nos estudos. Isso é nítido. Se toma a vacina, reduz os casos graves, a mortalidade.

E essa demanda cresceu? Ela vem crescendo paulatinamente. De uma maneira geral, a gente ainda está com uma quantidade grande de testes de Covid. Eles hoje representam 9,7% da receita total do grupo. Nos trimestres anteriores, a gente tinha um percentual até maior.

Durante este ano ainda devemos ter testes de Covid, porque a vacinação ainda está em curso. As pessoas ainda vão avaliar tanto a infecção aguda quanto o desenvolvimento de anticorpos. Esperamos que, talvez, o percentual da receita não seja tão alto neste ano como em 2020, mas vai continuar acontecendo.

Redação com Folha  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.