Apologia de Marco Aurélio a Moro indigna mundo do Direito

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira

Um grupo de juristas decidiu retirar textos de um livro que está sendo organizado para homenagear o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, que se aposenta em julho.

Eles afirmam que ficaram indignados com a homenagem do decano do STF a Sergio Moro na votação em que o ex-juiz foi considerado suspeito no julgamento de Lula no caso do triplex. Mello votou a favor do ex-magistrado e o definiu como “um verdadeiro herói nacional”. Um dos que recuaram da homenagem foi o jurista Juarez Tavares.

“Tenho boas relações com Marco Aurélio Mello e por causa disso escrevi para artigo em livro organizado em sua homenagem”, afirmou ele em mensagem no grupo de WhatsApp do Prerrogativas, explicando em seguida a sua decisão: “Não importa a amizade, quando o amigo ultrapassa os limites aceitáveis de uma construção jurídica democrática não merece homenagem pública. Pior ainda quando ele mesmo resolve enaltecer um fascista como herói. Desculpem pelo meu radicalismo, mas eu sou assim”.

“Sempre estive ao lado do Marco Aurélio Mello garantista. Sempre”, afirma o jurista Lenio Streck, que também retirou um texto do livro. Lembrando que o ministro já era voto vencido quando elogiou Moro, ele questiona: “Por que, então, afirmar, gratuitamente, que Moro é um herói nacional? Um juiz declarado suspeito pela maioria do STF é herói? Parece claramente o incentivo à criação de uma narrativa que pretende salvar Moro. E isso não é tolerável!”.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf