Araraquara deve decretar lockdown hoje

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Joel Silva/Fotoarena/Agência O Globo

Araraquara, em São Paulo, a primeira cidade do Brasil a adotar o lockdown para tentar conter o avanço do coronavírus, está às portas de um novo fechamento total: registrou hoje 281 novos casos de Covid, o pior número desde o início da pandemia.

Assim, superou pela segunda vez em três dias a taxa de 20% de pessoas com testes positivos quando se considera sintomáticos e assintomáticos. Anteontem, já registrara o índice de 21,3%. Os números de hoje indicam que são 22,97% de testes positivos.

De acordo com um decreto editado no mês passado pelo prefeito Edinho Silva, um novo lockdown será decretado se o percentual de testados superar os 20% por três dias consecutivos (ou cinco alternados num prazo de uma semana) .

Ainda segundo o mesmo decreto, a cidade também poderá ser fechada se for superada por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados no período de uma semana a taxa de 30% de pacientes sintomáticos para a Covid-19. Na terça-feira, esse índice bateu 28,32%. Hoje, subiu para 29,65%

Edinho Silva já admite que o isolamento total será a solução para conter a propagação do vírus.

— O raciocino é simples: se não há vacinas, a única forma de evitar colapso no sistema de saúde é o isolamento social. É a única coisa que efetivamente funciona. Sem vacinas em massa gerando imunidade, na verdade, o gestor tem que administrar a pandemia: aumenta o isolamento quando a contaminação aumenta, flexibiliza quando a contaminação diminui. Tem que fazer gestão da pandemia e ganhar tempo para que ocorra vacinação em massa.

O Globo