Bolsonaristas e descontentes postam vídeos diferentes de voo de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Julio Nascimento/PR

Enquanto apoiadores do presidente Jair Bolsonaro compartilharam, na tarde desta sexta-feira, 11, um vídeo do presidente entre sorrisos e pedidos de fotos com funcionários da companhia aérea Azul, na cabine de um avião parado em Vitória (ES), outro vídeo publicado nas redes sociais mostrou o fundo do mesmo avião, com passageiros gritando “fora Bolsonaro”, “genocida” e mostrando o dedo do meio para o presidente.

A “guerra de versões” teve início com um vídeo postado por bolsonaristas. É possível ver uma das funcionárias da companhia dizer “eu não acredito” e sorrir diante da presença do presidente. Ela agradece pela foto. “Quem fala ‘fora Bolsonaro’ devia estar viajando de jegue, não de avião. É ou não é? Para ser solidário ao candidato deles”, diz o presidente, diante do burburinho de outros passageiros. No vídeo, não é possível ouvir com clareza as críticas ao presidente. Depois, há um coro de gritos de “mito”.

Já no outro vídeo, fica mais claro o que motivou a fala presidencial. É possível ouvir um coro de vozes gritando especialmente “Fora, Bolsonaro”, mas também vaias e gritos de “genocida”.

Pelas imagens, o presidente ficou cerca de um minuto na aeronave e, mesmo após as críticas feitas ao uso de máscaras, estava com o equipamento de proteção enquanto esteve na cabine. Mas foi fotografado sem o equipamento de proteção no terminal aéreo.

Procurada, a Azul informou que não iria se manifestar sobre o motivo de o presidente ter entrado em uma de suas aeronaves e, lá dentro, ao menos um de seus tripulantes ter retirado a máscara para fazer uma selfie com o presidente.

Bolsonaro esteve em Vitória (ES), nesta manhã, para uma cerimônia de entrega de casas na cidade de São Mateus. Ele fez a visita surpresa no voo da Azul antes de sair do aeroporto e chegou a ficar sem máscara nas áreas comuns do terminal. Estava acompanhado do ex-senador e pastor Magno Malta e dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

 

 

Uma estudante que esperava a chegada da comitiva presidencial no aeroporto em Vitória foi hostilizada e quase agredida por apoiadores de Bolsonaro. Ele se posicionou do lado de fora do aeroporto com um cartaz escrito “Bem-Vindo 500.000” e com várias cruzes, em referência ao número de mortes por covid-19 no País.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ouvir gritos de “comunista”, “vai pra Cuba” e “lixo”. Ela também foi xingada com insultos machistas. Em um dos momentos mais tensos, alguns militantes tentaram arrancar a placa que ela segurava.

Um fotógrafo que fazia a cobertura precisou intervir para que eles parassem. A situação gerou apreensão, pois alguns apoiadores do presidente saíram do cercado montado para que eles ficassem e avançaram em direção aos jornalistas que cobriam a chegada do presidente. Bolsonaro fez a primeira viagem ao Espírito Santo desde o início do mandato.

O presidente chegou no aeroporto, tirou a máscara de proteção (que é obrigatória no Estado) e cumprimentou os apoiadores. Sem conversar com a imprensa, seguiu de helicóptero para São Mateus, no norte do estado, onde participou da inauguração de casas populares.

Estadão