Luis Miranda nega oferta de propina para si

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) rebateu reportagem da revista Crusoé segundo a qual o lobista Silvio Assis teria lhe oferecido propina para não atrapalhar o esquema de compra de vacinas da indiana Covaxin. O parlamentar, assim como seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo, depôs na sexta-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid sobre as supostas irregularidades para a aquisição dos imunizantes. Na terça-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a suspensão das negociações de compra em caráter preventivo, até que as denúncias sejam apuradas.

O deputado apontou interferência indevida do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), para acelerar o processo de contratação das vacinas. Luis Ricardo foi quem relatou pressões de pessoas indicadas por Barros para liberar a compra.

“A @RevistaCrusoe é responsável por suas matérias e certamente arcará com o que escreve! Não quero ser usado para criar narrativas e volto a afirmar que todas as minhas conversas com @RicardoBarrosPP foram republicanas e não vou me pronunciar sobre fatos que não posso provar!”, escreveu Miranda no Twitter, em post depois apagado.

Segundo a reportagem da revista, o deputado foi até o presidente Jair Bolsonaro, em março, apresentar as denúncias de irregularidades para a compra das vacinas Covaxin. O presidente teria dito que acionaria a Polícia Federal para apurar as suspeitas, mas não há sinal de que qualquer investigação tenha sido aberta. Além disso, Bolsonaro teria dito a Miranda que o “rolo” era coisa de Ricardo Barros. Segundo a revista, após o encontro com o presidente, Luis Miranda foi chamado para duas reuniões em que recebeu uma oferta de propina milionária para parar de atrapalhar o negócio.

A primeira teria sido em 31 de março, 11 dias depois do encontro com Bolsonaro, quando Miranda foi convidado para um encontro com o lobista Silvio Assis, que desejava conversar pessoalmente com o deputado e torná-lo um aliado. “A certa altura da conversa, disse que o próprio Luis Miranda poderia ser recompensado caso topasse ajudar na empreitada – sem falar em valores, disse que, se tudo desse certo, a reeleição do parlamentar estaria garantida.”

O segundo encontro, de acordo com a Crusoé, ocorreu em maio, quando, além de Assis, Ricardo Barros também esteve presente. “Ali ficou mais clara a razão da participação de Silvio Assis nas tratativas… Seu papel era fazer a venda das vacinas fluir, ainda que para isso fosse preciso dividir os lucros com outros políticos”, afirma a revista. Segundo a reportagem, Assis demonstrava falar em nome da Precisa Medicamentos, a empresa brasileira intermediária do negócio com o Ministério da Saúde, e a conversa passou a envolver valores.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf