Militares comemoram demissão de Salles

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA / AFP

A saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente está sendo comemorada por boa parte de integrantes do governo, em especial, ministros da ala militar. A avaliação de interlocutores do grupo é que Bolsonaro se livra de um aliado “incompetente” e “enrolado com a Justiça”. Entre membros da cúpula das Forças Armadas a demissão de Salles também foi vista como positiva.

Salles sempre atribuiu parte de sua “fritura” aos militares do Palácio do Planalto e acreditava que a intenção do grupo era colocar alguém de sua confiança no cargo. No ano passado, chegou a confidenciar a interlocutores que sentia certo “cansaço” do Ministério do Meio Ambiente e que gostaria de mudar de área dentro do governo. Por outro lado, ministros militares falavam abertamente ao presidente Bolsonaro que Salles prejudicava o governo e que deveria ser demitido.

O ápice da crise entre Salles e integrantes da ala militar ocorreu em outubro do ano passado, quando chamou o ministroLuiz Eduardo Ramos, que era da Secretaria de Governo e hoje está na Casa Civil, de “maria fofoca”. Na postagem Salles citou uma nota da coluna que dizia que ele “esticou a corda” com a ala militar, ao anunciar que o Ibama suspenderia as atividades de combate a incêndios em todo o Brasil.

A declaração aumentou a crise entre o ministro e os militares do governo e o incêndio foi apagado com a atuação direta de Bolsonaro. Não faltaram também episódios polêmicos com o vice-presidente Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia. Oito meses depois do episódio, Salles deixa a Esplanada com duas investigações nas costas sob acusação de favorecer madeireiros.

O Globo