Oposicionista da CPI mostra desconhecimento de médica bolsonarista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy / Jefferson Rudy/Agência SenadoAg

Médico por formação, o senador Otto Alencar (PSD-BA) apontou falhas e refutou declarações da oncologista e imunologista Nise Yamaguchi acerca do tratamento precoce. Também apresentou estudou do Hospital Israelita Albert Einstein, onde ela trabalhou, que mostra que a cloroquina “não tem efeito em pacientes leves e moderados” com Covid-19.

— Como é que a senhora, com a responsabilidade que tem, diz que tratou 370 e tantos doentes, sem comprovar os doentes, sem mostrar os exames? Isso é leviano! Não dá para dizer que tratou e não apresentar comprovação. (…) Isso não é honesto. É fundamental que façam exames para mostrar a evolução do paciente — rechaçou.

Medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, que integram o kit Covid, têm ineficácia comprovada contra a Covid-19. O rol de remédios é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e apoiadores.

— A senhora apostou numa droga (cloroquina) que poderia dar certo ou não. Essa é a grande realidade e a ciência, doutora, por mais que a senhora seja formada e tenha cursos, não admite isto de se apostar no escuro, querer testar uma droga para ver se dá certo ou errado — criticou Otto.

Nise tergiversou quando indagada sobre a diferença entre vírus e protozoário, microrganismo unicelular causador a malária, doença para a qual a cloroquina é indicada — assim como lúpus e artrite reumatoide.

— A senhora não é infectologista, se transformou de uma hora para a outra. (…) A senhora não soube nem explicar o que é um vírus. Vírus não são nem considerados seres vivos. Portanto, uma medicação contra protozoário nunca cabe para vírus. Quando surgiu H1N1, a ciência foi atrás de um medicamento antiprotozoário ou antiviral?

— Foi um antiviral — respondeu Nise.

— Pois bem, não foi um antiprotozoário. (…) A senhora sabe a que família, a que grupo pertence a Covid-19?

— Ao coronavirite. Ele é um coronavírus.

— A senhora não sabe nada de infectologia. Nem estudou, doutora. A senhora foi aleatória mesmo, superficial. A Covid-19 é da família dos betacoronavírus.

— Sim…

— A senhora não disse. (…) A senhora sabe quando aconteceu a primeira manifestação do coronavírus no mundo, o primeiro caso? A senhora sabe a data?

— Sei.

— E que tipo de coronavírus foi?

— Exatamente.

— Diga o nome, diga o nome. Pode pegar os livros aí, porque a senhora certamente não leu, não estudou. Ih, doutora, de médico audiovisual esse plenário está cansado. De alguém que viu e ouviu, mas não leu, não se aprofundou e não tem estudado.

A assessora de comunicação de Yamaguchi, Jane Silva, disse ter sido expulsa da reunião pelo presidente da CPI, Omar Aziz. Ela se queixou do tratamento dado à depoente e Aziz, segundo ela, pediu que ela fosse “expulsa” e não voltasse mais para a sala.

— Eu disse ‘desculpe, senadores, estou com vergonha dessa Casa’. E ele (Omar Aziz) disse ‘expulsa ela, não deixa ela voltar aqui não’ — disse Jane.

O Globo