Patriota afasta dirigente e filiação de Bolsonaro empaca

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa

Em um revés para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), uma ala do Patriota realizou nesta quinta-feira (24) convenção que decidiu pelo afastamento do presidente da legenda, Adilson Barroso, por 90 dias.

De acordo com a decisão do grupo, o posto será ocupado temporariamente pelo vice-presidente da sigla, Ovasco Resende, que já adiantou que o partido está aberto a receber qualquer candidato à presidência da República, não apenas Bolsonaro.

Adilson é aliado de Bolsonaro e já se encontrou com o presidente para convidá-lo a se filiar ao partido.

“É uma aberração o que está acontecendo, não consigo entender. Sempre atuei dentro do que prevê o estatuto do Patriota. Não tem fundamento nenhum essa convenção que realizaram hoje”, afirmou Adilson.

Segundo ele, o edital de convocação foi anulado e, por isso, a reunião não tem valor. Adilson também diz que, se não houver um acordo, “vão todos ser expulsos dentro da legalidade estatutária por insubordinação, mentiras e falta de ética dentro do partido”.

Ou seja, o presidente da sigla sinaliza que não seguirá o que foi decidido, o que indica que a Justiça deverá ser acionada para dar um veredicto sobre o caso.

O conflito no Patriota teve início após a filiação do senador Flávio Bolsonaro (RJ), no fim de maio. Desde então, Resende e aliados acusam Adilson de tomar decisões monocráticas, descumprir as regras do estatuto e manobrar internamente para abrir caminho para a entrada da família Bolsonaro.

Eles também afirmam que o então presidente ignorou o estatuto partidário para aparelhar a convenção nacional e reclamavam da falta de diálogo sobre a possível filiação de Bolsonaro.

De acordo com a decisão da convenção desta quinta, o caso será julgado pelo Conselho de Ética da legenda e, se necessário, o afastamento poderá ser prorrogado por mais 90 dias.

Adilson Barroso diz que vai continuar tentando um acordo para filiar Bolsonaro no Patriota.

“Eu vou tentar fazer acordo de novo para tentar trazer o presidente da República de qualquer jeito.”

Em nota, Flávio Bolsonaro criticou a decisão tomada na reunião desta quinta.

“Infelizmente, uma ala minoritária do Patriota não entendeu a magnitude da chegada de um prsidente da República ao partido. Convenção ilegal convocada por eles, sem previsão no estatuto e que é um verdadeiro tiro na cabeça deles mesmos. Fui para o Patriota antes de todo mundo para arrumar a casa e é o que vamos fazer”, comentou.

A ala adversária a Adilson se divide. Alguns são favoráveis à negociação com Bolsonaro. Outros são contrários.

Resende diz que não haverá “problema algum” em filiar Bolsonaro, desde que se siga “os critérios e respeite o que foi feito até aqui”.

Na última semana Adilson tentou, sem sucesso, pacificar a legenda durante uma convenção. Durante o encontro, Flávio Bolsonaro disse que, antes de decidir sobre eventual filiação ao partido, o presidente Jair Bolsonaro aguarda a sigla resolver questões internas.

Integrantes da sigla que questionam a atuação de Adilson querem negociar a manutenção do controle de alguns diretórios estaduais e municipais antes da chegada do grupo de Bolsonaro.

Como mostrou a Folha, em negociação para eventual filiação ao Patriota, Bolsonaro pediu para filtrar as candidaturas do partido ao Congresso e as filiações à sigla. Sem citar nomes, o presidente tem dito nas conversas com o Patriota que quer evitar traições após a eleição, como ocorreu no PSL.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf