SP já não tem quase isolamento social

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

São Paulo teve na última sexta-feira, 4, em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi, um índice de 40% de isolamento social, o segundo pior do ano — em outras cinco datas, a taxa foi de 39%, em três delas em fevereiro –, segundo dados do Simi (Sistema Inteligente de Monitoramento), do governo estadual. Para especialistas, a taxa mínima para surtir efeito na contenção do avanço do vírus deve ser de 70%.

A baixa adesão ao isolamento ocorre desta vez, no entanto, em um momento bastante crítico da pandemia. O estado está com 81,7% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. No dia 2 de junho, São Paulo registou 23.122 mil novos casos, o segundo maior número diário de novos contaminados desde o início da pandemia, em março de 2020 — menor apenas que os registros do dia 1º de abril, quando 26.567 pessoas tiveram o vírus detectado.

O isolamento na última quinta-feira foi de 47%, feriado no estado, exceto na capital e 42% no sábado. Normalmente, feriados e fins de semana registram maior taxa de isolamento por serem dias em que a população prefere ficar em casa para descansar.

Veja