Bolsonaristas prometem manifestação pró-voto impresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Em meio a uma crise política envolvendo o governo Jair Bolsonaro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agravada pela insistência com que o presidente da República questiona o processo eleitoral brasileiro, bolsonaristas estão planejando ir às ruas no dia 1º de agosto para defender a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que instaura o voto impresso nas eleições.

A pauta, apresentada no Congresso pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), é muito cara ao presidente Jair Bolsonaro e aos seus apoiadores, mas encontra dificuldades para ser aprovada na Comissão Especial da Câmara que analisa o tema.

Nas redes sociais, a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP), uma das entusiastas da volta do voto impresso, divulgou a convocação do ato por meio de um vídeo com o relator da proposta na comissão, Filipe Barros (PSL-PR).

 

Barros vem enfrentando dificuldade para aprovar o seu relatório favorável à medida, o que antes parecia certo, já que a comissão tem maioria governista. O jogo, porém, virou depois que líderes de onze partidos, inclusive da base de Bolsonaro, como Republicanos, PL, PP e PSL (ex-partido do presidente que abriga boa parte de sua base ideológica) passaram a se posicionar contra o tema e a trocar os seus representantes no colegiado. Os líderes também se reuniram, quatro dias depois, com Alexandre de Moraes, ministro do STF e futuro presidente do TSE nas eleições de 2022.

Um pedido de retirada de pauta por pouco não conseguiu acabar de vez com a PEC. A votação acabou empatada em 15 a 15, mas o relator decidiu pela manutenção da tramitação. Depois de tentar votar o seu relatório duas vezes sem sucesso, ele deve fazer nova tentativa nesta quinta-feira, 15.

Bia Kicis, que além de autora da PEC é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), criticou o STF por participar da discussão. “Estamos sofrendo campanha e ataque do Judiciário, que está interferindo na missão do Parlamento”, disse.

Bolsonaro também tem atacado os ministros da Corte ao falar sobre o tema, quase que diariamente. O presidente afirma que há uma articulação dos ministros do STF para não implantar o voto impresso, o que permitiria a ocorrência de fraudes em 2022 com o objetivo de eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – mesmo cobrado pelo TSE, ele nunca apresentou qualquer prova de que o sistema atual seja falho.

Na sexta-feira, 9, os seus ataques ao STF subiram de tom quando ele chamou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, de “imbecil” e “idiota” e disse que as eleições de 2022 poderiam não acontecer se o voto impresso não for aprovado. Os ministros do STF conversaram e decidiram dar uma resposta enfática ao presidente, o que veio por meio de uma nota de Barroso na qual ele afirma que qualquer atuação contra a realização de eleição “configura crime de responsabilidade”.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf