Bolsonaro agora quer abolir a ciência estatística das pesquisas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Após pesquisa do Datafolha apresentar diversos indicadores negativos para o governo federal, o presidente Jair Bolsonaro atacou nesta segunda-feira o instituto e disse que, caso as pessoas acreditem no levantamento, não precisam votar nas eleições presidenciais do ano que vem, porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estaria eleito. Bolsonaro também disse que não é “Jairzinho paz e amor”, em referência a uma expressão criada por Lula para referir-se a si próprio.

Na semana passada, o Datafolha apontou que Lula tem 46% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro. Em um segundo turno entre os dois, o petista venceria por 58% a 31%. A mesma pesquisa apontou que a rejeição ao presidente chegou a 51%, maior taxa desde o início do governo.

— Se a gente confiar no Datafolha, a gente nem vai votar. (Lula) Já está eleito, mesmo. O Datafolha disse em 2018 que eu perderia para todo mundo, até para o Cabo Daciolo — disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Apesar do presidente criticar a atuação do Datafolha nas eleições de 2018, o instituto estimou, na véspera do segundo turno, que Bolsonaro teria 55% dos votos válidos, o que de fato aconteceu. O presidente e seus apoiadores costumam citar levantamentos anteriores, em momentos diferentes da campanha, para criticar a atuação de institutos de pesquisa.

Após citar na semana passada a possibilidade de não realização das eleições, fala que foi criticada por diversas autoridades, Bolsonaro voltou a afirmar nesta segunda-feira que haverá uma “fraude” se as eleições não foram “limpas e transparentes”. O presidente vem defendendo uma mudança no sistema de votação, apesar de não apresentar nenhuma evidência de irregularidade no modelo atual.

— Nós todos queremos eleições limpas e transparentes. Porque se não for assim, não é eleição, isso é fraude. Vamos fazer de tudo para que tenhamos eleições limpas e transparentes, para o bem do Brasil. Se não for assim, é sinal de que já está escolhido quem vai nos comandar. E as pessoas que chegam na fraude não tem compromisso com vocês. Não sou Jairzinho paz e amor.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf