Bolsonaro está transformando o Brasil numa Venezuela

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma mulher de 47 anos foi algemada e levada à delegacia quando batia panela em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro, durante a passagem de uma “motociata” promovida por apoiadores do presidente, na manhã deste sábado, em Porto Alegre.

O caso levou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a se pronunciar nas resde sociais, onde foi questionado pela prisão da manifestante. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP), a mulher foi presa por desacato, após ser abordada por policiais e solicitada a se afastar “por diversas vezes”.

O advogado da mulher presa, Aloísio Rosa de Melo, afirma que ela se exaltou, mas que “estava em seu direito de se manifestar” e que “em nenhum momento teve a intenção de fazer algo ou de agredir alguém”. E questiona o uso das algemas.

— Só pode ser algemado se há uma resistência muito grande por parte da pessoa, e ela não me disse ter resistido — disse o advogado ao site G1.

O governador explicou que a mulher foi contida por policiais femininas no local e conduzida à delegacia. Segundo ele, a detenção foi justificada. Ainda assim a Brigada Militar abrirá procedimento para apurar o caso “em nome da transparência e rigor com os fatos”.

“Relatos são que a manifestante foi abordada e solicitada por diversas vezes a se afastar do leito da via, de forma a evitar acidente. Apesar das tentativas de afastar a mulher, ela desobedeceu a ordem, desacatou as PMs que a abordaram, tentou chutar motociclista e manteve ameaças”, escreveu o governador do Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ao se manifestar nas redes sociais.

 

Sobre o uso das algemas, a Secretaria de Segurança informou ao G1 que “diante da exaltação inicial da cidadã, no momento e contexto dos fatos, houve necessidade de se fazer o uso de algemas para sua contenção, conforme prevê a súmula vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal, com o intuito de salvaguardar a integridade física da detida e de terceiros”.

Na delegacia, a mulher assinou um termo circunstanciado por desobediência e foi liberada.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf