Chefe do Butantan rejeita falar em Réveillon e Carnaval

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: André Porto/UOL

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, que também é membro do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, disse que, diante do cenário atual da pandemia, não é o momento de cogitar reaberturas maiores de serviços não essenciais, muito menos pensar em eventos com grandes aglomerações, como Carnaval e Réveillon.

“É muito precoce. Não sabemos o que vai acontecer. O grande aprendizado atual é o seguinte: a pandemia não é uma situação matemática. Temos que observar dia a dia”, afirmou em entrevista ao UOL.

“No ano passado, muitos falavam que a pandemia acabaria em setembro, outubro. Ela piorou em novembro e abril deste ano foi o mês mais grave da pandemia. Tivemos quase o dobro de casos e óbitos do ano passado. Ainda veio a variante Delta, nova, precisamos ver o comportamento, o que vai acontecer. Ela apresenta problemas com algumas vacinas —não com a CoronaVac. É muito precoce [a discussão sobre reabertura]”, completou.

Na semana passada, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que “a princípio, a cidade terá Réveillon, terá Carnaval” em 2022.

Na esteira da expectativa de novas aberturas, o governador João Doria (PSDB) disse ontem que haverá reabertura gradual de público em eventos culturais a partir de outubro.

Dimas, no entanto, pede cautela e diz que o estado de São Paulo está “começando a ver” os efeitos da vacinação em “ambiente de controle”.

Estamos em ambiente de medidas de restrição, tendo um efeito claro da vacinação. O que não se pode fazer é uma reabertura generalizada, que aí corremos o risco de fazer o que aconteceu em outros países.
Dimas Covas, presidente do Butantan

Ele citou como exemplo a alta de casos de covid-19 no Chile, mesmo com boa parte da população parcialmente vacinada.

“Nós precisamos descer os números de casos, óbitos e internações, mas descer substancialmente, e aí, sim, pensar em aberturas mais amplas”, diz

Para não repetirmos erros de outros países que acharam que o fato de começar a vacinação seria um passaporte verde para abertura total.
Dimas Covas, presidente do Butantan

Atualmente, São Paulo está na chamada “fase de transição”, quando o funcionamento dos estabelecimentos fica restrito entre as 6h e as 21h em todo território paulista, com capacidade máxima de 40% de ocupação.

A ideia do governador João Doria e de sua equipe econômica é flexibilizar mais as regras atuais diante do momentâneo controle dos índices de internações e novos óbitos.

A proposta não é endossada por todos os membros do Centro de Contingência, que se opõem a reaberturas antes de a população adulta atingir 70% de imunização com duas doses de vacinas, segundo apuração da reportagem.

Hoje, às 12h45, Doria e seus secretários fazem entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na zona sul da capital, para falar sobre estratégias no combate à pandemia.

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf