CPI vai devassar emails do ministro da Defesa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira um requerimento para que a Casa Civil forneça os e-mails de demais comunicações do atual ministro da Defesa, Braga Netto. Ele foi ministro da Casa Civil entre fevereiro do ano passado e março deste ano, época em que coordenou ações de enfrentamento à pandemia. Conforme O GLOBO antecipou no domingo, o foco na atuação da Casa Civil durante a pandemia seria uma das novas frentes de investigação da comissão.

Braga Netto voltou a ficar na mira da CPI após soltar uma nota na semana passada com críticas ao presidente da comissão, senador Omar Aziz, e dizendo que “as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”. Foi uma reação aos comentários de Omar sobre o envolvimento de militares em irregularidades no Ministério da Saúde. Braga Netto e outros senadores reagiram dizendo que não ficariam intimidados.

O requerimento aprovado é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Na última terça-feira, ele criticou Braga Netto. Há ainda três requerimentos e convocação de Braga Netto na CPI, mas eles não foram analisados anda.

— Fez uma ameaça que tem por objetivo intimidar os trabalhos da CPI — disse Rogério Carvalho, sugerindo que o temor dele era na verdade em relação à época em que foi ministro da Casa Civil e coordenou ações contra a pandemia: — Isso pode ser a base da tentativa de intimidar a comissão, para que esta comissão não solicite a comunicação interna dele [na Casa Civil] com os demais ministros da Esplanada para ver como ele conduziu no combate à Covid-19 — disse Rogério Carvalho.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf