Deputado estadual do PSOL bate de frente com Alesp

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), enviou representação ao conselho de ética da Casa contra o também deputado Carlos Giannazi por quebra de decoro parlamentar. O político do PSOL diz ser alvo de perseguição política.

Na representação, Pignatari diz que ele teve sua honra atacada por Giannazi em sessão virtual da Casa no final de abril. Nela, foi discutido o projeto de lei 596/2020, da gestão João Doria (PSDB-SP), que autoriza a terceirização da inspeção sanitária e industrial da produtos de origem animal para empresas privadas. Atualmente, essa é uma atribuição da Secretaria de Agricultura.

Giannazi disse, então, que o projeto estava sendo discutido em momento inapropriado (em meio a uma pandemia de Covd-19), atendia a interesses econômicos e que o próprio Pignatari tinha interesse nele —o presidente da Alesp e sua família são do ramo dos frigoríficos avícolas.

“Eu não tenho interesse nenhum. Se o senhor for falar sobre isso, nós vamos ter um problema muito sério, deputado”, respondeu Pignatari na sessão.

Na ocasião, Giannazi afirmou também que a Assembleia sempre foi “um puxadinho do governo, do tucanistão” e também do “poder econômico das grandes empresas, dos grandes setores econômicos do estado de São Paulo”. Ele acrescentou que também é a “vanguarda do atraso”.

“O estado de São Paulo vivendo uma crise sanitária, um colapso na Saúde, no sistema funerário, a gente vai debater a terceirização da fiscalização das empresas de carne, de produtos de origem animal. Não tem cabimento isso”, afirmou Giannazi, que diz que desde então tem sido perseguido pelo presidente da Alesp.

Atuante na área da educação, ele foi cortado de seu espaço na comissão sobre o tema. Ele era membro titular da comissão desde 2007. Por costume, os presidentes da Casa mantém os membros das comissões quando não há mudança de legislatura.

Agora o comitê de ética avaliará se cabe punição ao caso de Giannazi e qual seria.

Em março, o comitê optou por uma pena branda ao deputado Fernando Cury (Cidadania), que apalpou a parlamentar Isa Penna (PSOL) em plenário. A punição depois foi ampliada para 180 dias em votação na Alesp.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf