Ex-governador da Paraíba é denunciado por dano ao Erário

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB-PB) foi denunciado pelo Ministério Público por supostas irregularidades na contratação de funcionários chamados de codificados, que não passaram por concurso público e sem vínculo formal com o estado.

Coutinho é investigado na operação Calvário e chegou a ser preso em dezembro de 2019 por suspeita de envolvimento em desvios na área de saúde.

Segundo os promotores, as contratações serviram como moeda de troca uma vez que eram indicações políticas de aliados do então governador. Coutinho comandou o executivo da Paraíba entre 2011 e 2018.

A falta de vínculo formal, diz a acusação, fez com que a Receita Federal apontasse que a Paraíba deixou de recolher R$ 215 milhões em contribuições previdenciárias.

O valor é cobrado pelo MP-PB como forma de cobrir os danos material e moral causados pelas supostas irregularidades.

A denúncia se vale de e-mails e trocas de mensagens de celular apreendidos pela operação Calvário para sustentar que Coutinho participava da indicação dos cargos codificados.

O MP-PB também se vale da teoria do domínio do fato para concluir que “todos os codificados que atuaram o fizeram sob determinação de Ricardo Coutinho, efetivo ordenador de despesas, sem qualquer possibilidade de intervenção de seus subordinados”.

Por meio de nota, Coutinho afirmou que a denúncia é uma represália à reclamação apresentada pela sua defesa ao STF em que pede a anulação da colaboração de um dos delatores da operação Calvário

Segundo ele, a divulgação da denúncia tem por objetivo prejudicar o exercício do direito de defesa e representa uma “afronta ao Estado Democrático de Direito.”

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf