Executiva da Precisa invocou STF até para calar sobre função na empresa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Oliveira / Marcos Oliveira/Agência Senado

Presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) entrou nesta terça-feira com consulta no Supremo Tribunal Federal (STF) após a diretora da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, afirmar que permaneceria em silêncio durante o depoimento, por orientação do advogado. A executiva obteve esse direito por meio de habeas corpus concedido pela Corte.

Como Medrades não respondia as perguntas dos senadores, Aziz suspendeu a sessão e permitiu que ela consultasse os advogados nesse intevalos.

— Chamarei os advogados e entraremos com embargos de declaração neste momento ao presidente Fux. Não vou perder meu tempo em ouvir uma depoente que não quer dizer nem o papel dela na empresa.

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que foi feita uma consulta verbal ao presidente do STF, Luiz Fux, por telefone, e que, apesar do habeas corpus concedido, o ministro disse que Emanuela pode ser enquadrada em crimes previstos no Código Penal. Segundo Costa, Fux afirmou que a depoente só tem direito a ficar em silêncio sobre fatos que tiverem relação com a investigação da qual ela é alvo, como vacinas, por exemplo. Do contrário, poderia incorrer em crime de desobediência.

Além disso, Costa avalia que há uma tentativa de proteger Francisco Maximiano, sócio de Precisa, por parte de Emanuela. Por isso, o senador e seus aliados defendem que Maximiano seja convocado amanhã.

— Omar Aziz queria um esclarecimento definitivo sobre qual a extensão da decisão tomada por Fux. Pelo nosso entendimento, ela só não estaria obrigada a responder questões que criassem qualquer tipo de complicação para a investigação que já há sobre ela — disse Humberto Costa, após reunião no gabinete de Omar Aziz.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf