Há risco concreto de Senado rejeitar indicação de Mendonça ao STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Kleyton Amorim/UOL

Os senadores que se opõem à indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, para ministro do STF contabilizam entre 33 e 36 votos contra a aprovação do nome no plenário do Senado. É má notícia para Mendonça, apontado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Para ser aprovado, é preciso ter maioria absoluta dos 81 senadores: 41 votos no plenário. O governo precisa chegar a esse número mínimo.

Os opositores podem votar contra ou se ausentar. Na planilha atual, faltariam entre 5 e 8 votos para impedir que Bolsonaro emplaque Mendonça. Logo, o governo tem margem estreita para aprovar a indicação, publicada no “Diário Oficial” da União.

O presidente escolheu Mendonça em substituição ao ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou nesta segunda-feira. É a segunda indicação de Bolsonaro para o Supremo. Nunes Marques foi indicado e aprovado no ano passado.

Mendonça enfrenta resistências em diversos setores do Senado. A oposição quer derrotar Bolsonaro. Aliados de Bolsonaro, como os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Ciro Nogueira (PP-PI), preferem alguém com maior trânsito político, como o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Alcolumbre é presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), na qual ocorrem as sabatinas dos indicados para tribunais superiores. Senadores trabalharão para arrastar e dificultar a aprovação de Mendonça na CCJ. Avalia-se que o ideal seria derrubar a indicação na CCJ, mas o colegiado menor permite ao governo atuar com mais foco e menos risco. Opositores de Mendonça acreditam que seria mais viável derrotá-lo no plenário.

No MDB tampouco há simpatia por Mendonça, visto como um futuro ministro do STF que seria punitivista e aliado de métodos semelhantes aos da Lava Jato, o que contraria a classe política.

Mendonça tem feito uma peregrinação por gabinetes de senadores e procurou criar pontes com desafetos de Bolsonaro, como o presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM). Senadores dizem que Mendonça lembra Edson Fachin, que fez campanha de gabinete em gabinete em 2015 como garantista e adotou rapidamente o figurino punitivista ao virar ministro. Senadores relatam conversas nas quais Mendonça se mostra dócil como Fachin, mas afirma que não foi bem assim a sua atuação no governo Bolsonaro.

Senadores dizem que Mendonça não teve jogo de cintura quando ocupou o Ministério da Justiça ao substituir Sergio Moro. Ele resistiu a fazer política. O caráter prioritariamente religioso da indicação também incomoda alguns setores.

Bolsonaro prometeu indicar alguém “terrivelmente evangélico”. Apesar de ser fiel de uma igreja evangélica tida como moderada, Mendonça adotou tom religioso excessivo em sustentações orais no STF e na campanha para conquistar a indicação presidencial. Senadores afirmam que ele tem perfil jurídico adequado, mas não seria confiável politicamente.

Aras, ao contrário, adotou medidas que ajudaram a enfraquecer a Lava Jato, prestigiando articulações políticas. O procurador-geral da República tem feito campanha nos bastidores para derrubar a indicação de Mendonça. Opositores do advogado-geral da União acreditam que o envolvimento do procurador-geral pode ajudá-los a obter os votos finais para bloquear Mendonça.

Em 2015, Fachin foi aprovado com um placar de 52 a 27. Com mais de um terço do Senado já posicionado contra Mendonça, diminui a margem de manobra para o governo conquistar votos e aumenta o preço da operação política em termos de cargos e verbas.

Ou seja, não é impossível montar uma operação para aprovar a indicação de Mendonça, mas a resistência atual é real e pode inviabilizá-lo. Bolsonaro já foi avisado do risco e disse que cumpriu sua promessa junto ao eleitorado evangélico ao indicá-lo. Alguns senadores entenderam a resposta do presidente como um sinal de que seu empenho a favor de André Mendonça teria limites.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf