Instituto de Direito Eleitoral repudia ataques de Bolsonaro ao TSE

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mauro Pimentel/AFP

O Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) divulgou uma nota de repúdio, nesta sexta-feira (9/7), contra as acusações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao sistema de votos eletrônico. O presidente chegou a dizer, na quarta-feira (7/7), que apresentará provas de que houve fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2014 e que “Aécio foi eleito” naquele ano.

“As eleições de 2014 foram, talvez, as eleições mais fiscalizadas da história do Brasil. Após a divulgação do resultado o PSDB deu início a uma investigação que durou mais de um ano sem que se tenha confirmado nenhum desvio ou sequer algum indício mínimo de fraude”, diz um trecho da nota.

Para o Ibrade, “ofensas, fantasias e delírios” não contribuem para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico e nem para a defesa da democracia. “Nenhum sistema se torna mais seguro com a inclusão de um método de verificação menos confiável do que o qual se pretende auditar”, pontua o Instituto ao falar sobre a tentativa de Bolsonaro em reverter o processo eleitoral para o voto impresso.

O Instituto também afirma que as urnas brasileiras são seguras e “submetidas a testes acompanhados por técnicos e representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Polícia Federal, do Exército, das universidades e da sociedade”. Para a instituição, as acusações são “atitudes destemperadas, sobrepujadas por alegações fantasiosas”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, ofendido diversas vezes por Bolsonaro, também foi defendido na nota. As ofensas contra o membro do Poder Judiciário foram classificadas pelo Ibrade como “atos lastimáveis e constrangedores”.

“O presidente merece todo o respeito e reconhecimento, não apenas pelos cargos que ocupa ou por seu histórico acadêmico, mas principalmente pelo intransigente trabalho que vem realizando em prol da democracia e da segurança das eleições brasileiras”, finaliza o Instituto.

Correio Braziliense

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf