Lira fala sobre “julgamento nas urnas” após rumores golpistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: IstoÉ

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), divulgou nota no Twitter nesta quinta-feira em resposta a reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” que relatou que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria ameaçado com a não realização das eleições de 2022 se não fosse aprovada a PEC do “Voto Impresso” pelo Congresso.

Na postagem, Lira não negou nem confirmou o teor da reportagem, mas disse que “o fato é” que o povo brasileiro julgará seus representantes em outubro de 2022 através do voto popular e destacou que “as últimas decisões do governo” foram pelo reconhecimento da política – o presidente Jair Bolsonaro escolheu o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), para chefiar a Casa Civil no lugar do general da reserva e atual ministro, Luiz Eduardo Ramos.

 

“A despeito do que sai ou não na imprensa, o fato é: o brasileiro quer vacina, quer trabalho e vai julgar seus representantes em outubro do ano que através do voto popular, secreto e soberano. As últimas decisões do governo foram pelo reconhecimento da política e da articulação como único meio de fazer o País avançar”, afirmou Lira no Twitter.

Mais cedo, ao Valor, o presidente da Câmara afirmou que a ameaça de Braga Netto era “mentira”, mas não deu maiores explicações.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou, também no Twitter, que conversou com o ministro da Defesa e com Lira e “ambos desmentiram, enfaticamente, qualquer episódio de ameaça às eleições”. “Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia”, escreveu o ministro.

Fontes do Congresso, porém, relatam que o presidente da Câmara teria recebido o aviso sobre a ameaça de um presidente de partido aliado no mesmo dia em que Bolsonaro falou para apoiadores que sem o voto impresso não haveria eleições. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fez um pronunciamento no dia seguinte em defesa das eleições e da democracia.

Cotado para assumir o Ministério da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse ao Valor que soube do suposto episódio pela imprensa e afirmou não acreditar que seja verdade que o ministro da Defesa tenha feito pressionado dessa maneira para tentar viabilizar o avanço do projeto do voto impresso.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf