OPAS culpa “as Américas” por geração de variantes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Unsplash/Fusion Medical Animation

Em relatório divulgado, nesta quarta-feira (21/7), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirma que foram registrados no continente 967 mil novos casos de Covid-19 e 22 mil mortes em decorrência do vírus na última semana, o que representa uma diminuição dos índices registrados na semana anterior.

Durante coletiva on line, as autoridades da Opas destacaram que o acesso à vacina ainda divide a região e apelaram para o ritmo da vacinação seja acelerado. Segundo o mapeamento da agência de promoção à saúde, onde há o fornecimento adequado de vacinas, as infecções caem. Mas onde a cobertura vacinal é baixa, ainda são registrados altos índices de infecção.

Os países que estão com queda de novos contágios graças ao avanço da vacinação são Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Chile e Argentina. Já Honduras e Haiti ainda não alcançaram 1% de imunização de suas populações, segundo o relatório.

De acordo com a entidade, há focos preocupantes da doença na Colômbia e no Peru. “Essa tendência mostra que o coronavírus ainda está consolidado nas Américas”, observou Carissa Etienne, diretora da Opas.

As autoridades reforçam a importância do avanço da vacinação para controlar a disseminação do vírus e evitar o surgimento de novas cepas. “Enfrentamos uma pandemia de pessoas não vacinadas. A única forma de deter o vírus é pela vacinação. As vacinas são essenciais, mesmo que nenhuma seja 100% eficaz. Igualmente importante são as medidas de saúde pública e de controle de infecção, como testagem em massa, distanciamento social e quarentenas”, destacou Etienne.

Segundo ela, até o momento 47 países e territórios do continente detectaram ao menos uma variante de preocupação e 11 registraram as quatro cepas consideradas mais preocupantes pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são a Alfa, Beta, Gamma e Delta. “É um desafio importante que todos os países enfrentam. Continuamos com dificuldades para convencer às pessoas a se vacinarem, não dá para acreditar nisso, mas ainda há muita resistência das pessoas para receber as vacinas”, lamentou Jarbas Barbosa, subdiretor da Opas.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf