Oposição na CPI diz que depoente de hoje foi “plantado”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Senadores da CPI da Covid acusaram o depoente desta quinta-feira (1º), Luiz Dominguetti, de ser uma “testemunha plantada” e duvidaram do áudio que ele mostrou como sendo pretensamente do deputado Luis Miranda (DEM-DF) intermediando compra de vacina.

Luis Miranda foi ouvido na CPI semana passada. O deputado relatou que alertou o presidente Jair Bolsonaro sobre irregularidade na compra da vacina indiana Covaxin. O depoimento de Miranda foi considerado negativo para o Palácio do Planalto, porque mostra que o presidente foi avisado de eventuais suspeitas e ainda assim o contrato se manteve.

Dominguetti se diz representante no Brasil da empresa Davati. Ele entrou na mira da CPI depois de ter dito ao jornal “Folha de S.Paulo” que, ao ofertar doses da vacina AstraZeneca para o Ministério da Saúde, recebeu pedido de propina. Ele acusa o ex-diretor de Logística Roberto Dias.

Na CPI, Dominguetti disse que a Davati recebeu contato de Luis Miranda querendo intermediar a compra de vacinas. Segundo ele, o áudio mostra uma fala de Miranda com o CEO da Davati no Brasil, identificado por Dominguetti como Cristiano.

SAIBA QUEM É: Dominguetti Pereira denunciou suposto esquema de corrupção no governo Bolsonaro
Ainda de acordo com Dominguetti, Cristiano lhe enviou o áudio no dia em que Miranda esteve na CPI “depondo contra o presidente”.

No áudio mostrado pelo representante da Davati, a pessoa que ele diz ser Miranda não menciona a palavra “vacina”.

A fala dá a entender que a pessoa está fazendo a intermediação entre o interlocutor (vendedor) e um comprador (que parece ser alguém conhecido do intermediário).

“Se o seu produto estiver no chão, o cara fizer um vídeo, falar meu nome, Luis Miranda, tenho aqui o produto e tal, o meu comprador entende que é fato e encaminha toda a documentação necessária, amarra, faz as travas, faz os contratos todos e bola para frente”, diz um trecho do áudio.

O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, saiu do plenário da comissão e se reuniu por uns minutos com outros senadores da CPI e com o deputado Luis Miranda.

Aziz disse que, segundo Miranda, o áudio mostrado é de 2020 e não trata da compra de vacina.

“O que ele diz é que esse áudio é de 2020, que é uma negociação nos Estados Unidos, não tem nada a ver com Brasil. É um áudio que nem se falava em vacinas ainda e que está editado aqui para prejudicá-lo. Ele foi agora à polícia levar o áudio completo, fazer denúncia crime e que irá dispor para gente a edição do áudio”, afirmou Aziz.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) levantou, na comissão, a suspeita de que Dominguetti tenha sido “plantado” para confundir os trabalhos.

“Com todo respeito, essa testemunha foi plantada aqui. Ela foi plantada, ela está em estado flagrancial do artigo 342. Tem que dar voz de prisão a esse depoente”, disse Contarato.

“Com base em que o senhor fala isso? Plantada por quem?”, questionou o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO).

“Com base em quê? Olha aí qual é a conversa, a conversa anterior a esse áudio. Esse áudio se refere a que? Ele se refere a Walmart, a pequenos contratos, ele nunca fez contrato nenhum com o Ministério da Saúde, pelo amor de Deus”, respondeu Contarato.

“O depoente pode não ter sido orientado, mas uma coisa é certa: o áudio foi plantado, presidente. Não há nenhuma dúvida em relação a isso”, disse a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). “Não há mais”, concordou Renan Calheiros.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf