Pivô do escândalo das vacinas guarda provas fora do país
Foto: Anderson Riedel/PR
Personagem mais visível do suposto propinoduto em funcionamento no Ministério da Saúde, o ex-diretor de Logística Roberto Dias adotou medidas para se blindar de possíveis ameaças em Brasília.
Dias foi exonerado sumariamente, na semana passada, após um policial militar revelar uma suposta cobrança de propina na negociação de um contrato de vacinas da AstraZeneca.
Convertido em “culpado” pelo ato açodado do governo, que legitimou as denúncias publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo ao exonerá-lo horas depois das revelações, Dias, segundo aliados, foi ao sistema do Ministério da Saúde e tratou de reunir um arsenal de documentos e provas com teor explosivo para o governo.
Quando sentar na cadeira elétrica da CPI nesta quarta, o ex-diretor fará uso dos documentos? Ao que tudo indica, não. Dias despachou as provas que tem para um local seguro num conhecido paraíso turístico da Europa.
Ele será treinado a responder ataques na CPI e, se nada mudar até o dia do depoimento, deve segurar ataques e provocações dos senadores sem gastar a artilharia que possui.
Na edição de VEJA que está nas bancas, o Radar mostra que o ex-diretor revelou a pessoas próximas ter documentos suficientes para incluir no escândalo outras figuras conhecidas da República, como o agora assessor de Bolsonaro no Planalto Eduardo Pazuello.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf