Procuradoria quer multar prefeitura do Rio por arriscar profissionais de saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

O Ministério Público do Trabalho do RJ (MPT-RJ) denunciou a Prefeitura do Rio cobrando multa de R$ 6 milhões. O órgão aponta descumprimento de acordo judicial no qual o município se comprometeu a fornecer melhores condições de trabalho a profissionais de hospitais públicos na epidemia de Covid-19.

O acordo celebrado contemplava os hospitais Lourenço Jorge, Miguel Couto, Salgado Filho, Souza Aguiar, Evandro Freire, Rocha Faria, Albert Schweitzer e Pedro 2º.

Em 2020, o MPT-RJ ajuizou ação civil pública para que o o governo municipal carioca desenvolvesse e implementasse planos de contingência, fornecesse equipamentos de proteção individual (EPIs) e adotasse medidas que evitassem ou amenizassem a exposição dos trabalhadores da saúde ao coronavírus.

Contudo, a procuradoria verificou o descumprimento de diversas cláusulas por meio de relatórios elaborados por conselhos de medicina e de enfermagem.

Entre os problemas encontrados estão insuficiência de EPIs, déficit de profissionais nessas unidades de saúde e a retaliação, com abertura de processo disciplinar, contra um profissional que divulgou vídeo em rede social apontando problemas com a máscara que lhe foi fornecida.

Procurada, a Prefeitura do Rio afirmou que responderá aos questionamentos nos autos do processo.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf