PSL quer Santos Cruz como vice de Datena

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O PSL filiou ontem o apresentador José Luiz Datena e insiste em lançá-lo como uma “terceira via” na disputa pela Presidência em 2022 com o apoio do MDB. A legenda tenta agora atrair o general e ex-ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz para ser candidato e cogita o nome do militar como vice na chapa presidencial.

A entrada de Datena no partido e sua candidatura em 2022 foram acertadas na semana passada, em encontro com o presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O apresentador tem dito que prefere concorrer a uma cadeira ao Senado por São Paulo, mas negociou com o PSL que será pré-candidato à Presidência pelo menos até janeiro. Se não decolar nas pesquisas de intenção de voto, poderá se candidatar ao Senado ou ainda ao governo paulista.

O apresentador está em seu sexto partido: já passou pelo PT, PP, PRP, DEM e MDB. Datena já foi cotado como pré-candidato em 2016 e 2020, para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PP e pelo MDB, respectivamente, e lançado para o Senado em 2018 pelo DEM. Nas três eleições, desistiu de concorrer. Agora, no entanto, diz que sua disposição é diferente.

O partido afirma que a filiação de Datena faz parte de um processo de renovação da sigla. Além de buscar a entrada de Santos Cruz, a legenda tem negociado com parlamentares ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL), como o deputado federal Kim Kataguiri e o deputado estadual Arthur do Val (SP), conhecido como Mamãe Falei. Caso confirme sua filiação ao PSL, Mamãe Falei, que ficou em quinto lugar na eleição para prefeito da capital em 2020, com 9,8% dos votos válidos, é cotado para ser candidato ao governo de São Paulo.

Segundo o vice-presidente nacional do PSL, deputado federal Júnior Bozzella (SP), o partido tenta ainda isolar políticos ligados ao bolsonarismo e vai aderir formalmente aos protestos nas ruas contra o presidente Jair Bolsonaro. “Estamos tentando trazer quem tem a mesma linha de pensamento que a nossa” diz. “A vinda do MBL é importante para construir palanques regionais e fortalecer a candidatura do Datena, do projeto desse campo do centro, da centro-direta para a terceira via”, afirma o dirigente partidário.

Ao falar sobre Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, Bozzella afirma que o general é “qualificado” e por isso se torna um “player” para um projeto nacional. “Santos Cruz é um abnegado. Pode ser candidato viável a algum cargo eletivo, ao Senado ou à Câmara”, diz Bozzella. “E ao se filiar ao partido, todos estarão à disposição de um projeto nacional”, afirma, sobre a possibilidade de o ex-ministro ser vice numa chapa presidencial.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf