PT desconfia de Lira e Barroso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PABLO VALADARES/AG. CÂMARA

Mesmo entre petistas há o reconhecimento de que a campanha do ministro Gilmar Mendes, do STF, e do ex-presidente Michel Temer pelo semipresidencialismo é legítima e autêntica, dentro da busca de soluções para as frequentes crises políticas do País. A preocupação na esquerda, refratária ao modelo, está na defesa feita por Arthur Lira (PP-AL) e Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, que passaram a apregoar o sistema de governo recentemente. O presidente da Câmara, aliado de Jair Bolsonaro, “interdita” o debate, dizem petistas.

Gilmar defende o modelo desde quando presidiu o TSE, em 2017, mesmo período em que Temer encampou a ideia. Na época, ambos se encontraram oficialmente no Planalto para tratar do assunto.

Os petistas desconfiam que Lira banca a proposta agora como forma de dar sobrevida a Bolsonaro e evitar uma possível reeleição de Lula em 2026. Quanto a Barroso, a esquerda ainda tenta entender os motivos do ministro.

Arthur Lira, em debate do qual participou Gilmar Mendes, da revista Consultor Jurídico, disse que o impeachment de Bolsonaro seria “desastroso”. Segundo ele, o Centrão ajudaria a governar o País “com responsabilidade no semipresidencialismo”.

Para Gilmar, “essa reforma poderia se fazer de maneira a não termos que lançar mão de plebiscito ou referendo. É uma reforma significativa, mas ainda no âmbito do poder de reforma do Congresso”.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf