Sem reação, Bolsonaro aumentará abusos retóricos, diz politóloga

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Os ataques de Jair Bolsonaro à atuação da CPI da Covid, ao processo eleitoral e ao Judiciário ameaçam a democracia e fazem parte de uma estratégia deliberada do presidente para tentar se manter no poder. Na avaliação da cientista política e professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Tereza Sadek, acuado por denúncias de corrupção e pela queda de popularidade, o presidente ensaia um golpe de Estado. “Todo esse negacionismo é uma estratégia política”, diz a professora, que dirigiu o Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2016 e 2018. “Todas as instituições e a sociedade precisam reagir com vigor.”

A seguir os principais trechos da entrevista:

Como a senhora avalia as críticas de Bolsonaro à CPI, a ministros do Supremo Tribunal Federal e suas ameaças sobre o processo eleitoral?

Ele tem atuado no sentido de atingir ao máximo todas as instituições. E seguirá fazendo isso progressivamente se não houver uma reação das instituições e da sociedade à altura. O que nos coloca em situação perigosa é que nem o Legislativo, nem o Ministério Público Federal têm atuado nessa direção. Como não vamos ter eleições? Ele vem jogando com essa história de fraude há muito tempo. Se ele quisesse, poderia fazer uma auditoria nas urnas, na máquina eleitoral, mas não faz isso. Esse processo de negacionismo é uma estratégia política. Como ele sabe que está perdendo apoio popular, está jogando, mas de modo muito perigoso, colocando em risco o estado democrático de direito.

Qual o objetivo desse jogo político?
O grande objetivo é tentar borrar o processo eleitoral, ele sabe que pode não ter mais chance de ganhar. Está jogando antecipadamente para ver se repete a situação dos Estados Unidos (apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio no início do ano alegando fraude na vitória de Joe Biden; o conflito deixou 5 mortos e dezenas de feridos). Estamos num momento delicado da política brasileira.

Quais são os riscos? O presidente está ensaiando um golpe?
Sim, mas temos de pensar em quais são as defesas que o próprio Estado e a sociedade têm para evitar que isso aconteça. Ele tenta inclusive usar as Forças Armadas, que chama de “suas”. A nota das Forças Armadas (em tom de ameaça à CPI) é muito grave. É preciso uma reação vigorosa, mais do que retórica. As declarações do presidente do Congresso (Rodrigo Pacheco) e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Luís Roberto Barroso) são um início importante.

Como deve ser essa reação?
De todas as forças vivas da Nação; do Judiciário, do Legislativo, da imprensa, da sociedade civil, todas as instituições têm de reagir. Um dos caminhos é o impeachment; cabe pressionar o presidente da Câmara (Arthur Lira) para isso. Outro caminho seria a denúncia por parte do Ministério Público, mas o Aras (procurador-geral da República) também não tem cumprido esse papel. Se não houver pressão da sociedade, dificilmente essa situação será alterada.

Estadão

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf