SP pode antecipar 2a dose de vacina para combater mutação indiana

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, declarou hoje que, devido à circulação da variante Delta da covid-19 no estado de São Paulo, está sendo estudada a possibilidade de antecipar a segunda dose das vacinas contra o novo coronavírus.

Em entrevista coletiva do governo de São Paulo, Covas citou que a mutação indiana é preocupante no Brasil e no mundo e que, no momento, ela é a que está conseguindo se espalhar por mais países.

O médico informou que ela é tem potencial maior de disseminação, a mais rápida de disseminação e que a previsão é que ela predomine no mundo. “De fato, essa variante é uma preocupação. Não no Brasil, mas no mundo. Ela penetrou o maior número de países.”

Aí, tem as questões das vacinas; as vacinas que têm duas doses, só completam a imunidade após a segunda. No caso da vacina do Butantan, o intervalo é de 28 dias, que é mais rapidamente que outras vacinas que têm intervalo de três meses. Então, sem dúvidas, a possibilidade de antecipação da segunda dose para essas vacinas deve ser considerado, sim.” Dimas Covas, presidente do Butantan

O presidente do Butantan disse ainda que a CoronaVac foi testada em laboratório, na China, contra a variante, e que os resultados foram “animadores”.

É importante fazermos o acompanhamento dessas variantes […] Esse acompanhamento é fundamental para mostrar qual será a evolução da Delta no nosso meio. Se ela começar a predominar, o próximo passo é saber como vai responder à questão das vacinas. A CoronaVac já foi testada em laboratório lá na China, contra essa variante, e os resultados foram muito animadores. Vamos ver como isso se comporta em termos populacionais.”
Dimas Covas

“Temos uma variante que já está circulando no nosso meio, em pessoas que não tiveram histórico de viagens ou que tiveram contato com alguém que esteve na Índia. Dessa forma, temos que ter uma atenção especial”, ressaltou o secretário estadual de Saúde. Jean Gorychtein.

“Mas é importante lembrarmos: precisamos ter mais doses de vacinas, principalmente das outras vacinas. Pfizer, AstraZeneca? Para que esse intervalo entre uma dose e outra possa ser estabelecido”, completou.

Em contraste com as declarações de Dimas Covas, João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, afirmou que diminuir o espaçamento entre a primeira dose e a segunda das vacinas contra o vírus talvez não seja o caminho, mas, sim, imunizar com uma primeira dose a maior parte da população.

Em relação a diminuir o tempo de espaçamento entre D1 e D2, talvez sejam muito mais interessante termos muito mais gente vacinada com a primeira dose do que dar a segunda dose pra alguém.” João Gabbardo

Uol   

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf