UnB prevê desastre em base de dados do CNPq

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Para a Universidade de Brasília (UnB), caso os dados da plataforma Lattes não sejam recuperados, a perda será “incomensurável”. O principal diretório de currículos e informações sobre os pesquisadores e base da burocracia da pesquisa sofreu um apagão e saiu do ar desde o início da semana.

Em nota, a UnB afirma que sem acesso aos dados, não é possível quantificar as consequências em termos de serviços geridos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que cuida da plataforma Lattes. No momento, a universidade tem pelo menos 378 bolsas que poderão ser afetadas.

“A UnB possui 378 bolsas de produtividade do CNPq entre outras bolsas de pós-graduação que não foi possível mensurar no momento. A universidade acredita que, provavelmente, não ocorrerá perda de dados da Plataforma Lattes, como esclareceu o CNPq”, afirma a UnB.

O Lattes é a principal base de dados científicos dos pesquisadores brasileiros. Grande parte da vida acadêmica, como processos seletivos, formação de bancas de graduação e pós-graduação, apoio a editais de pesquisas são realizados com base nas informações dos pesquisadores na plataforma. Além disso, os diretórios de grupos de pesquisa do CNPq também são importantes para mostrar associações entre os pesquisadores e suas linhas de pesquisa.

As primeiras informações davam conta de que um servidor do CNPq havia queimado, dando origem ao problema, e que não haveria backup dos dados, o que afetaria os pagamento de bolsas e salários. Na tarde de terça-feira (27/7), mais de 24 horas depois da queda do site, o órgão divulgou um comunicado garantindo que “não há perda de dados” e que pagamentos não serão afetados.

“O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados”, diz a nota. “O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado”, continua o texto.

O incidente gerou forte mobilização de pesquisadores nas redes sociais, denunciando o apagão como ápice de um processo de desmonte no setor de ciência e tecnologia no Brasil.

 

Apesar de garantir que nada se perdeu, o CNPq não tem previsão de volta do site da plataforma Lattes e de outros serviços. Por isso, todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e serão prorrogados.

“Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível”, conclui a nota.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf