101 indígenas brasileiros se suicidaram em 2020

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Ministerio Público Federal no Paraná

O problema do suicídio indígena, que eclodiu neste ano no Paraná, tem sido recorrente no Brasil. O Relatório de Violência contra os Povos Indígenas, a ser ainda divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), registrou 101 suicídios de indígenas no país em 2020. Os maiores números ocorreram no Amazonas (39 casos), Mato Grosso do Sul (32 casos) e Roraima (10).

Enquanto no Mato Grosso do Sul as mortes são vinculadas à falta de terras, com povos vivendo em espaços minúsculos, no Amazonas as vítimas são principalmente do povo Ticuna, que vive no Alto Solimões e Alto Rio Negro. Em Roraima, área dos ianomamis, os dados não são disponibilizados por povos.

— No Amazonas as cidades estão encostando nas terras indígenas. Enormes aldeias do povo Ticuna, por exemplo, estão virando cidades. Tem ainda o racismo, o preconceito e a presença do tráfico no estado, aumentando os conflitos. As religiões, que eram poucas, agora são muitas. É um contexto difícil de lidar — afirma a antropóloga Lúcia Helena Rangel, uma das responsáveis pelo relatório.

Segundo ela, embora as terras no Amazonas sejam grandes, quando os indígenas precisam de serviços médicos, por exemplo, precisam buscá-los nas cidades. Em Roraima, há também a presença dos garimpeiros dentro dos territórios indígenas, com conflitos cada vez maiores.

O suicídio de jovens indígenas tem chamado a atenção no Sul do país, onde há cerca de 5 mil indígenas sem-terra, segundo levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Eles vivem em 57 acampamentos à beira de rodovias. A maioria mora em barracos de lona ou de madeira tipo compensado em terras sob disputa, com ameaça constante de reintegração de posse.

No Oeste do Paraná, apenas neste ano, foram registrados ao menos 14 suicídios de jovens indígenas – três deles apenas em julho passado. Nos sete primeiros meses de 2021 houve ainda 22 tentativas de suicídio. A idade média das vítimas não passa de 19 anos.

Paralisação de estudos para demarcação de territórios, insegurança jurídica das terras indígenas já ocupadas e o abandono são alguns temas de pano de fundo para a tragédia que se abate no Paraná.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf