Alexandre de Moraes ignora ameaças de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Alvo de um pedido de impeachment entregue ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes ganhou uma sessão de desagravo na sessão de julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, e disse que seu trabalho “continuará como sempre foi”. O ministro é o relator de quatro inquéritos envolvendo o mandatário e tem determinado uma série de medidas que atingem aliados do governo.

— Todos podem ter absoluta certeza que o meu empenho, a minha dedicação, o meu trabalho continuará sempre como foi, com erros e acertos como todos nós, né? Mas sempre tentando acertar —, disse o ministro.

Moraes foi o responsável, entre outras medidas, por incluir, a pedido do TSE, o presidente Jair Bolsonaro no inquérito das fake news em razão da disseminação de ataques às urnas eletrônicas e determinar a abertura de um inquérito para apurar o vazamento de informações sigilosas da Polícia Federal sobre um ataque hacker à Corte.

Ao final da sessão de julgamentos, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, pediu a palavra para manifestar o seu apoio a Moraes.

— Moraes é talvez o mais produtivo entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, e olha que eu trabalho à beça, mas ele atua numa velocidade imbatível e mais do que isso, ministro Alexandre de Moraes atua com grande empenho técnico, com qualidade, com independência, com imparcialidade e portanto nós temos muitas razões, ministro Alexandre de Moraes para nos orgulharmos de tê-lo como colega —, afirmou o presidente da Corte eleitoral.

O desagravo de Barroso foi acompanhado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, que também teceu elogios à atuação técnica de Moraes.

— Há muito tempo que eu sou admirador das exposições esclarecidas, sempre imbuídas de espírito democrático, do espírito próprio do professor Alexandre de Moraes nas poucas atividades acadêmicas, depois aprendi admirá-lo também na sua passagem em tantos cargos públicos da maior relevância —, ressaltou.

No pedido de impeachment apresentado na sexta-feira, Bolsonaro afirmou que atos recentes de Moraes “transbordam os limites republicanos aceitáveis”. “Sua Excelência não tem a indispensável imparcialidade para o julgamento dos atos deste Presidente da República. Não fosse isso, o referido Ministro comporta-se de forma incompatível com a honra, a dignidade e o decoro de suas funções.”

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf